Bebê não nasceu com a mão escrita 'Jesus está voltando'

Voltou a circular nas redes sociais uma imagem falsa de uma criança recém-nascida com a mão escrita "Jesus está voltando".

O conteúdo é uma montagem e foi desmentido em 2011, quando surgiu essa notícia.

O que diz o post

"No hospital público de Itaguaí, nasceu uma menina com as mãos coladas como se estivesse orando. O médico disse para os pais da criança que ia ter que operar. A operação foi fácil, porque estava colado apenas por uma pele. Quando abriram a mão da criança, você não imagina o que estava escrito: Jesus está voltando", disse parte da narração.

Ainda é dito que a criança morreu após o procedimento. "Os médicos e todos do hospital começaram a chorar, Deus trouxe aquela criança ao mundo para transmitir apenas essa mensagem. Depois de algumas horas, ela morreu. Se você acredita em Deus, envie essa mensagem a 10 amigos que você gosta agora mesmo, nem depois e nem amanhã".

O narrador ainda insinua que vai fazer acontecer algo ruim com quem não enviar o vídeo. "Uma mulher estava doente e dormindo, sonhou com Jesus dando água para a bebê e foi curada. Um policial viu o texto e transmitiu a 13 pessoas, foi imediatamente promovido no trabalho. Outra pessoa leu o SMS e eliminou, instantaneamente sofreu uma grande perda em 13 dias. Por favor, envie essa mensagem a 13 pessoas e, dentro de 2 horas, você terá uma notícia maravilhosa. Minha parte eu já fiz, agora faça a sua. Jesus te ama".

Por que é falso

Desinformação é antiga. A história de uma criança que nasceu com a mão escrita "Jesus está voltando" surgiu em 2007 (aqui) e desde então vem sendo desmentida.

Mão do bebê se assemelha a de um recém-nascido da Indonésia. Na imagem, a mão do bebê se assemelha ao de Muhammad Akbar Risuddin (aqui), que virou notícia internacional em setembro de 2009 por ser o bebê mais pesado de "todos os tempos" do país. Veja aqui neste link a mão de Muhammad e aqui a mão da criança da montagem.

Comparação entre a foto original (à esquerda) e montagem que está circulando nas redes (à direita)
Comparação entre a foto original (à esquerda) e montagem que está circulando nas redes (à direita) Imagem: Reprodução e AFP
Continua após a publicidade

Texto se assemelha a desinformações antigas, com sensacionalismo e pedido de compartilhamento, dizendo que a pessoa terá algo bom na vida caso mande para determinado número de pessoas.

Frase não acompanha anatomia da mão da criança, explicou Leonardo La Rosa, diretor de Segurança na Acadi-TI, empresa especializada na capacitação de profissionais de TI. "O texto Jesus está voltando não segue a anatomia da mão da criança, claramente ele foi inserido na imagem [...] A mensagem apelativa é o padrão de corrente na internet para caçar cliques".

O conteúdo também foi checado pelo E-Farsas (aqui) e Boatos.org (aqui).

Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.

Fabíola Cidral conta como reconhecer logo de cara uma fake news

Siga UOL Notícias no
UOL Confere

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.

Veja também

Deixe seu comentário

Só para assinantes