Vídeo não mostra explosão de túnel do Hamas em Gaza, mas incêndio no México

Um vídeo não mostra a destruição de um túnel do Hamas, em Gaza, como afirmam postagens nas redes sociais. Na verdade, a explosão ocorreu no México, em 2016.

O UOL Confere considera distorcidos conteúdos que usam informações verdadeiras em contexto diferente do original, alterando seu significado de modo a enganar e confundir quem os recebe.

O que diz o post

"Israel explode túnel do Hamas cheio é uma grande vitória. Primeiro ministro de Israel disse a guerra só começou", diz o texto sobreposto ao vídeo. "Más... preferimos à paz, pena que tenham que se defender .", finaliza.

No vídeo, é mostrado uma grande explosão seguida de vários fogos de artifício, formando uma fumaça densa em um local com várias residências.

Por que é distorcido

Explosão não foi em túnel do Hamas. Por meio da ferramenta de busca reversa do Google (aqui), é possível ver que a explosão aconteceu no México, em 2016 (aqui, aqui e aqui). Na ocasião, 31 pessoas morreram no local e outras cinco morreram posteriormente, nos hospitais para onde foram levados.

Vídeo mostra explosão. A emissora mexicana NMás mostrou diversos ângulos da explosão, inclusive o que está circulando como notícia falsa envolvendo Israel e o Hamas. Veja:

Israel já destruiu, de fato, túneis do Hamas, segundo Benjamin Netanyahu (aqui). Os túneis da organização possuem cerca de 500 quilômetros - quase dez vezes a largura do enclave -, profundidade de até 70 metros e dois andares. As forças de segurança de Israel chamam essas passagens de "metrô de Gaza", segundo a agência de notícias RFI (aqui).

Continua após a publicidade

O conteúdo também foi checado pelo Estadão Verifica (aqui).

Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.

Fabíola Cidral conta como reconhecer logo de cara uma fake news

Siga UOL Notícias no
UOL Confere

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.

Deixe seu comentário

Só para assinantes