Lula não foi chamado de 'vergonha mundial' em capa da Time

É falso que a revista norte-americana Time chamou o presidente Lula de "vergonha global" na capa da publicação. Lula foi capa da revista em maio de 2022 (aqui). Post insere legenda falsa em inglês na imagem de capa da publicação.

A checagem foi sugerida ao UOL Confere pelo WhatsApp (11) 97684-6049.

O que diz o post

Um post compartilha a imagem do presidente Lula na capa da Time com a seguinte legenda: "Depois das últimas palavras contra o povo judeu o fanfarrão de 9 dedos ganhou capa na Time: "Presidente Lula é uma vergonha mundial"."

Na imagem, uma legenda falsa em inglês é inserida: "President Lula is a global disgrace" (Presidente Lula é uma vergonha mundial, em português).

Por que é falso

Uma legenda falsa foi inserida na imagem. Na versão original, a foto de Lula é acompanhada da seguinte legenda, em inglês: "Lula's Second Act. Brazil's most popular leader seeks a return to the presidency" (veja aqui e aqui). A revista se referiu a Lula como o líder mais popular do Brasil.

A verdadeira capa da Time com Lula
A verdadeira capa da Time com Lula Imagem: Reprodução/Time

Além disso, a capa da revista é de maio de 2022. Ou seja, a publicação não tem relação com falas recentes do presidente sobre a guerra Israel-Hamas, como sugere a legenda do post (veja aqui e aqui).

O mesmo conteúdo foi desmentido pelo serviço de checagem do Observador, de Portugal mês passado (veja aqui).

Continua após a publicidade

Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.

5 dicas para você não cair em fake news

Siga UOL Notícias no
UOL Confere

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.

Deixe seu comentário

Só para assinantes