Imagem de crianças diante de escombros não é em Gaza; foi gerada por IA
Uma imagem que mostra duas crianças com mochilas nas costas, uma delas segurando um caderno, na frente de escombros não é real. A foto foi gerada por Inteligência Artificial e tem sido falsamente atribuída a Gaza no contexto da guerra Israel-Hamas.
O que diz o post
Publicações nas redes sociais compartilham a imagem associando a localização à Gaza. Algumas dizem que as crianças são palestinas. "Esta foto precisa dar a volta ao mundo", afirma a legenda de alguns desses posts.
Por que é falso
Imagem foi gerada por Inteligência Artificial. Alguns aspectos da qualidade da imagem levantam desconfiança, como a falta de nitidez nos rostos das crianças e as silhuetas em relação ao fundo.
Ferramentas confirmam uso de IA. O UOL Confere submeteu a imagem a dois serviços de detecção de uso de IA para geração de imagens. Eles não são totalmente precisos, mas ajudam a identificar a probabilidade da origem da imagem. O Hugging Face identificou que a probabilidade da imagem ser artificial é de 87%. Já o Hive AI Detector indicou como 100% a probabilidade de a imagem ter sido gerada por IA.
Veículos internacionais também checaram. A foto circulou em redes sociais da Itália e do Kosovo e foi desmentida por serviços de checagens desses países (veja aqui e aqui).
Virazalização: Um dos posts com a imagem falsa somava mais de 25 mil curtidas e 2.700 comentários até esta quinta-feira (4).
Este conteúdo também foi checado por Aos Fatos.
Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.