Bolsonaro não disse 'estou me lixando' para criança com deficiência

É falso que o ex-presidente Jair Bolsonaro tenha ignorado e ofendido uma criança com deficiência durante uma visita a Mato Grosso, ao contrário do que indicam publicações em redes sociais como o Instagram, TikTok e X (antigo Twitter).

Um vereador postou o vídeo na íntegra e de outro ângulo, mostrando que Bolsonaro cumprimentou o jovem.

O que diz o post

O vídeo mostra Bolsonaro cercado por um aglomerado de apoiadores. Um apoiador aproxima-se do ex-presidente e diz, com um celular na mão em modo de chamada de vídeo. "Bolsonaro, é uma criança especial de Tangará da Serra. Só manda um abraço para ele, o Ronei". Bolsonaro entra no carro e o homem pede novamente. Daí ouve uma suposta resposta: "Tô me lixando. Vai embora daqui, vai. Está atrapalhando teus colegas". Na chamada do post, o texto "Bolsonaro ignora pedido para criança especial ao encontrar apoiadores".

O apresentador da TV Record Luiz Bacci postou o mesmo vídeo em seu perfil do Instagram no domingo (19) com a chamada "Não se sabe a data em que o registro foi feito. Seguidores do ex-presidente estranharam a presença de dois celulares gravando a mesma cena: 'premeditado', disse um deles. Pessoas ligadas à segurança de Bolsonaro falam em montagem. (...) O QUE ACHAM?"

O portal Metrópoles também postou o vídeo no TikTok no domingo (19) com a chamada "Circula nas redes sociais neste domingo (19/5) um vídeo de um apoiador sendo ignorado por #Bolsonaro ao pedir para que ele gravasse um vídeo mandando abraço a uma criança especial. (...) 'Bolsonaro, é uma #criança especial de Tangará da Serra, só manda um abraço para ele', pediu o apoiador. As imagens mostram que o pedido não foi atendido."

Por que é falso

Vídeo foi editado e retirou resposta de Bolsonaro. Ao buscarmos no Google por "Bolsonaro Tangará da Serra" (aqui), um dos resultados é notícia do portal ND Mais (aqui) com mais contexto sobre o caso. O apoiador que fez o pedido ao ex-presidente é Horácio Pereira, vereador de Tangará da Serra pelo União Brasil. Ao saber da viralização do vídeo editado, ele fez um novo post para desmenti-lo (aqui e abaixo), onde é possível ouvir a íntegra da resposta de Bolsonaro: "Ronei de Tangará, um abraço aí, valeu, garoto". A cena original ocorreu em 9 de abril deste ano, durante visita de Bolsonaro a Mato Grosso, e outro post de Pereira já mostrava a resposta real (aqui). Pelo vídeo, não é possível saber qual a deficiência do jovem.

Não foi possível identificar de onde vieram as falas inseridas no vídeo editado. Uma busca no Google pelos termos "Bolsonaro estou me lixando" levou a um notícia do UOL, de abril de 2021, sobre uma declaração do ex-presidente a respeito da eleição do ano seguinte. Na ocasião, ele disse: "Estou me lixando para 2022" (aqui e veja abaixo). Mas não é possível saber se o áudio foi retirado deste momento.

Continua após a publicidade

Viralização. Até esta terça-feira (21), um dos posts no Instagram chegou a mais de 61 mil visualizações, 500 comentários e 110 compartilhamentos.

Este conteúdo também foi checado por Aos Fatos (aqui).

Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.

Fabíola Cidral conta como reconhecer logo de cara uma fake news

UOL Confere

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.

Deixe seu comentário

Só para assinantes