É falso que São Leopoldo (RS) recusou ajuda da Defesa Civil de SP

É falso que a Prefeitura de São Leopoldo (RS) dispensou ajuda da Defesa Civil das cidades de São Sebastião e Bebedouro, ambas em São Paulo, após as enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul.

A Prefeitura de São Leopoldo negou a história. As prefeituras de Bebedouro e São Sebastião também desmentiram a desinformação. Segundo as fontes, as equipes da Defesa Civil já haviam cumprido seu período de atendimento na região e foram substituídas por socorristas de outras cidades.

O que diz o post

O vídeo mostra alguns veículos de resgate parados e um homem faz uma narração por cima: "Eu estou aqui com os carros da Defesa Civil de São Sebastião, São Paulo, Bebedouro. O pessoal veio de lá para cá para nos ajudar. E hoje chegou uma ordem da prefeitura de São Leopoldo para acabar com eles, com o serviço deles aqui no estado. Principalmente na nossa cidade. Eu conversei aqui com o pessoal dos resgates. Tem gente chorando porque para eles, essa é a vida deles, salvar o povo. E eles estão aqui, ó. Recolheram tudo o que eles tinham para voltar para São Paulo".

Por que é falso

Prefeitura de São Leopoldo nega. Em post no Instagram (aqui e abaixo), a administração da cidade diz: "A prefeitura não mandou nenhuma equipe de órgãos de apoio efetivo, que se somou aos esforços da Força-Tarefa nas enchentes, embora do município. Outrossim agradece o apoio de todas as forças de segurança, pronto-emprego e voluntários, pelo trabalho e dedicação neste momento difícil pelo qual passa a comunidade leopoldense." O mesmo texto foi publicado no site oficial da prefeitura (aqui).

Prefeitura de São Sebastião mostra atuação paulista em São Leopoldo. Publicado em 14 de maio, o texto no site da prefeitura (aqui) informa que uma força-tarefa da Defesa Civil de São Sebastião, Bebedouro e Taubaté (SP), além da Polícia Municipal de São Sebastião e voluntários de organizações civis como Todos pelo RS e May Day Brasil, resgataram pessoas e animais ilhados em São Leopoldo.

Prefeito de São Sebastião citou "desinteligência local". O prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto (PSDB), enviou um vídeo à reportagem. Ele citou o resgate de uma senhora cadeirante em São Leopoldo por parte da Defesa Civil da cidade paulista, quando teria havido "troca de informações equivocadas entre a Secretaria de Segurança da Prefeitura de São Leopoldo e a Brigada Militar [de São Leopoldo]". Mas ele nega que o problema tenha causado expulsão do pelotão paulista. "Em nenhum momento houve a determinação para que as nossas equipes saíssem do município, mas houve uma desinteligência local", disse.

Defesa Civil estadual fala em "erro de comunicação". Em texto no site oficial da Defesa Civil de São Paulo (aqui), a entidade diz que "o episódio ocorrido em São Leopoldo já foi esclarecido. Reconhecemos que, em algumas situações podem ser necessários ajustes na comunicação. Felizmente, o recente erro de comunicação foi prontamente identificado e sanado." Ao UOL Confere, o diretor de comunicação da Defesa Civil de SP, capitão Roberto Farina, disse que as equipes trabalharam em regimes de sete dias em cada região, e a de São Sebastião foi rendida pelas de Botucatu e Taubaté. Assim, o vídeo pode ter sido filmado quando houve essa troca.

Continua após a publicidade

Telefonia ruim causou desentendimento. Sobre a questão com as equipes locais, estas não receberam a informação de que os brigadistas de São Paulo atuariam no caso da senhora cadeirante, a pedido do Ministério Público. "Era um cenário de guerra, telefone e internet não funcionaram direito", disse Farina. Mas, garante ele, o problema foi rapidamente solucionado e não gerou ordens da prefeitura de São Leopoldo para retirar as tropas de SP.

Veículos atuaram nas enchentes, diz Defesa Civil de São Sebastião. Em um post no Instagram, a entidade diz ainda que foram resgatadas 15 pessoas ilhadas em suas casas, 21 cachorros e 12 gatos, totalizando 33 animais (aqui e abaixo).

Bebedouro também nega história. "A Secretaria de Segurança Pública de Bebedouro esclarece que não procede que a equipe da Defesa Civil desta cidade foi impedida de trabalhar na cidade de São Leopoldo/RS. A equipe de Bebedouro enviada para o sul prestou um importante trabalho de ajuda as pessoas e animais em meio à tragédia. A equipe esteve na região por dez dias, deixando o Sul na manhã da quinta-feira (16), por decisão da equipe, e não por interferência de autoridades da localidade atingida", disse a assessoria de imprensa do município.

Este conteúdo também foi checado por Estadão Verifica (aqui), Aos Fatos (aqui) e Boatos.org (aqui).

Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.

Continua após a publicidade

Fabíola Cidral conta como reconhecer logo de cara uma fake news

Siga UOL Notícias no
UOL Confere

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.

Deixe seu comentário

Só para assinantes