Drauzio Varella não indicou tratamento natural para 'desinchar' próstata

É falso que o médico Drauzio Varella tenha indicado em vídeo um tratamento natural para 'desinchar' a próstata, condição conhecida como hiperplasia da próstata.

O que diz o post

Vídeo usa a imagem do médico Drauzio Varella para indicar suposto tratamento natural para hiperplasia de próstata. No vídeo manipulado, uma voz similar a do médico responde a uma pergunta sobre "tratamento natural para desinchar a próstata". Ele diz que soube de um tratamento criado por um "mestre chinês especializado em medicina natural".

A voz sintética, que imita a do médico, diz ainda que desconfiou do suposto tratamento, mas percebeu "que não era golpe". Ao fim, o post direciona para um link com receitas que supostamente ajudam a desinchar a próstata.

Por que é falso

Vídeo é manipulado por IA (Inteligência Artificial). É possível identificar que não se trata de um vídeo autêntico por conta da mecanizada.

Não existe vídeo com esse teor no canal do médico. Em uma busca pelas palavras-chave "desinchar" e "próstata", o canal no Youtube de Drauzio Varella não indicou nenhum conteúdo como o do vídeo falso (aqui).

Drauzio Varella processa Meta por anúncios fraudulentos. A editora-chefe do Portal Drauzio Varella, Mariana Varella, já disse ao UOL Confere que a equipe do médico está processando a dona do Facebook, Instagram e WhatsApp por entender que publicações como essas representam um risco para a saúde pública. No início deste mês, o Ministério Público de São Paulo informou que uma investigação criminal sigilosa foi aberta para apurar os fatos.

O UOL Confere já publicou diversas checagens que manipulam a imagem do médico para oferecer tratamentos suspeitos (veja aqui, aqui, aqui e aqui).

Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.

Continua após a publicidade

5 dicas para você não cair em fake news

Siga UOL Notícias no
UOL Confere

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.

Deixe seu comentário

Só para assinantes