Drauzio Varella não disse que vacina da dengue altera DNA e causa câncer

O médico Drauzio Varella não disse que a vacina contra dengue altera o DNA e causa câncer. Publicações desinformativas recortam trecho de um vídeo do canal do médico em que ele explica sobre a vacina Qdenga, e inserem afirmações falsas.

O que diz o post

A publicação usa o recorte de trechos de um vídeo de Drauzio em que ele fala sobre a vacina contra dengue, Qdenga.

Sobreposto à imagem está escrito: "A vacina da dengue é transgênica, altera o DNA e causa câncer. Vacina Qdenga transgênica. Veneno OGM: organismo geneticamente modificado".

Por que é falso

A publicação usa o recorte de um vídeo de Drauzio explicando como funciona a vacina Qdenga, contra a dengue. O vídeo está publicado no portal do médico (aqui) e no canal dele no Youtube. Veja abaixo a íntegra.

A partir do minuto 1:56, o médico explica a tecnologia por trás da vacina: "Essa vacina, feita pelo laboratório Takeda, foi feita baseada na tecnologia do DNA recombinante. Ela não tem o vírus. Ela retira o DNA do vírus e por técnicas muito sofisticadas. O DNA usado foi do vírus 2 pra poder preparar a vacina. E, ao mesmo tempo, modificaram com os vírus 1, 3 e 4, por isso ela é capaz de proteger contra os 4 vírus da dengue", diz. O trecho é usado no post desinformativo.

Ao contrário do que sugere a publicação, o médico se referia ao DNA do vírus, não dos seres humanos que tomarem a vacina.

Segundo o infectologista e presidente do Departamento de Imunizações da Sociedade Brasileira de Pediatria, Renato Kfouri, há várias vacinas que utilizam a técnica de DNA recombinante, como a de hepatite B, do HPV e da covid.

Continua após a publicidade

A gente usa há muito tempo técnicas genéticas de modificar o vírus para que ele seja capaz de induzir resposta protetora sem causar doença. São micro-organismos geneticamente modificados. Não há nenhuma surpresa nisso. A modificação genética serve para atenuar o vírus, induzir resposta protetora sem causar a doença. Isso não traz nenhum malefício para a saúde. É o que faz a vacina segura porque ela não vai ter risco de causar a doença em ninguém.
Renato Kfouri

Também não há nenhuma relação entre a vacina Qdenga e o risco de desenvolver câncer, segundo o especialista.

Ao UOL Confere, a jornalista Mariana Varella, filha do médico Drauzio Varella, disse que a equipe do portal tem notificado e tentado contato de forma recorrente com as plataformas de redes sociais para solicitar a retirada de material fraudulento. Para o médico, esse tipo de desinformação é um problema de saúde pública.

O doutor Drauzio considera esses posts um atentado à saúde pública. Algo muito grave, porque faz as pessoas correrem riscos, deixarem de se vacinar, comprarem pseudomedicamentos que a gente não sabe nem o que tem dentro, deixarem de fazer tratamentos eficazes para fazer outros tratamentos que não têm embasamento científico, achando que é ele que está divulgando esses medicamentos.
Mariana Varella

Vacina contra dengue

A Qdenga foi incorporada ao SUS, e a campanha de vacinação está prevista para começar este mês. O público-alvo inicial são crianças e adolescentes (veja aqui). O imunizante tem duas doses.

Continua após a publicidade

Pessoas fora do público-alvo da campanha que desejam tomar a vacina podem encontrá-la em clínicas privadas (leia aqui).

Este conteúdo também foi checado por Aos Fatos.

5 dicas para você não cair em fake news

Siga UOL Notícias no
UOL Confere

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.