Selfie não mostra apuração de votação na Venezuela

Uma foto que circula nas redes sociais não mostra funcionários do órgão eleitoral da Venezuela em uma sala de apuração no momento em que gráficos nas TVs revelariam que Nicolás Maduro perdia a eleição.

Imagem foi registrada em uma rede de mercados populares do governo venezuelano. Não é possível identificar a que se referem os gráficos.

A checagem foi sugerida ao UOL Confere pelo WhatsApp (11) 97684-6049.

O que diz o post

A publicação usa uma selfie em que 14 pessoas aparecem em uma sala com roupas com as cores da bandeira da Venezuela, além da bandeira do país no fundo da sala. Na imagem é possível ver que diversos aparelhos de TV mostram gráficos de pizza divididos entre as cores azul e vermelho.

O conteúdo é compartilhado com a seguinte legenda: "chavistas na sala de apuração publicam uma selfie e Edmundo González aparece em todas as telas vencendo Maduro".

Por que é falso

Agências de checagem da Venezuela já desmentiram postagem. Em uma busca reversa pela imagem (aqui), foi possível encontrar registros de verificação de fatos de sites independentes da Venezuela desmentindo a alegação.

Foto não é de uma sala de apuração. A organização Cazadores de Fake News e os sites Cocuyo Chequea (aqui) e EsPaja (aqui), todos da Venezuela, identificaram indícios de que a foto não foi feita em uma sala de apuração da eleição, mas dentro de uma unidade do Mercal, rede de mercados populares do governo venezuelano (aqui).

Continua após a publicidade

Um dos indícios é que há uma bandeira do Mercal no fundo da imagem.

Bandeira de rede de mercados populares aparece no fundo da imagem
Bandeira de rede de mercados populares aparece no fundo da imagem Imagem: Reprodução

Além disso, o homem que aparece em destaque na imagem é Rubén Flores, gerente do Mercal de Aragua. A foto foi publicada por ele no Instagram no dia 28 de julho. O perfil de Flores, no entanto, está privado agora.

Continua após a publicidade

Não é possível identificar o que mostram os gráficos. As imagens não são legíveis, e não é possível saber a que se referem os gráficos que aparecem nos televisores.

Viralização. Uma das postagens que circula no Instagram já acumula mais de 22 mil curtidas nesta quarta-feira (31).

Desmentido em outros países. Este conteúdo também foi verificado na Colômbia pelo Colombia Check (aqui) e na Argentina pelo Chequeado (aqui).

No Brasil, foi checado também por Estadão Verifica.

Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.

Continua após a publicidade

5 dicas para você não cair em fake news

Siga UOL Notícias no
UOL Confere

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.

Deixe seu comentário

Só para assinantes