Vídeo não mostra roubo de urnas eletrônicas na Venezuela

É falso que um vídeo mostre "gangues armadas" roubando urnas de votação na Venezuela.

Os objetos que homens aparecem carregando no vídeo não se parecem com a urna eletrônica usada na Venezuela, nem com a caixa usada para depositar as cédulas de votação em papel.

O que diz o post

O vídeo que mostra dois homens carregando os aparelhos domésticos é compartilhado com a seguinte legenda: "URGENTE - As gangues comunistas armadas de Maduro, "Colectivos", estão agora invadindo os locais de votação em Punta Cardón, no estado de Falcón, Venezuela".

Por que é falso

Aparelho que aparece no vídeo não é uma urna eletrônica da Venezuela. Os eleitores venezuelanos votam em uma urna eletrônica, que se assemelha a um computador, e emite uma cédula de votação. O papel é depositado em uma urna de cor marrom. Veja abaixo a urna eletrônica e a urna onde a cédula de votação é depositada:

Cidadão deposita voto em urna na eleição presidencial da Venezuela de 2024
Cidadão deposita voto em urna na eleição presidencial da Venezuela de 2024 Imagem: Leonardo Fernandez Viloria/Reuters

Além disso, é possível ouvir em meio aos gritos no vídeo, uma menção a "ar" em espanhol. Os equipamentos parecem ser, na verdade, aparelhos de ar-condicionado.

Não foi possível identificar a origem do vídeo.

Continua após a publicidade

Desinformação internacional. Este conteúdo foi desmentido na Espanha pelo Newtral (aqui) e nos EUA pelo PolitiFact, em espanhol (aqui). No Brasil, a desinformação também foi verificada pelo Estadão Verifica.

Viralização. Um post com o conteúdo desinformativo no Instagram registrava mais de 21 mil curtidas até esta quinta-feira (01).

Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.

5 dicas para você não cair em fake news

Siga UOL Notícias no
UOL Confere

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.

Deixe seu comentário

Só para assinantes