Vídeo de pessoas sumindo em aeroporto foi feito para mostrar arrebatamento
É falso que um vídeo que circula nas redes sociais mostra pessoas desaparecendo no aeroporto de Israel.
Na verdade, o vídeo é uma encenação e foi produzido por um grupo cristão dos Estados Unidos para representar o arrebatamento.
A checagem foi sugerida ao UOL Confere pelo WhatsApp (11) 97684-6049.
O que diz o post
No começo do vídeo, é possível ver a fila de inspeção de mala de um aeroporto. Enquanto pessoas aguardam sua vez, um homem desaparece, fazendo com que passageiros ficassem desesperados. Em seguida aparece uma tela dividida em quatro, também mostrando a primeira cena e outras três situações de pessoas sumindo no aeroporto.
Essas outras três situações são mostradas em seguida. Uma delas exibe um segurança pedindo para um homem passar pelo detector de metais e, após um efeito de câmera, como se ela tivesse falhado, o homem desaparece.
Em outra cena, perto de um painel do aeroporto, ao menos seis pessoas desaparecem do local. Por último, uma moça, que carregava uma mala, some, deixando apenas a bagagem. Pessoas que estavam sentadas em cadeiras também desaparecem da cena.
Sobreposto ao vídeo a seguinte mensagem é exibida: "Pessoas sumindo ( no ar ) leva aeroporto de Israel".
A legenda da publicação diz: "PESSOAS desaparecem misteriosamente em ISRAEL. As pessoas@precisam ver para crer. A MÁQUINA CERN esta despressurizando para aplicar uma transferência de matéria para um outro espaço tempo."
Por que é falso
Vídeo foi produzido por grupo cristão. Por meio de busca reversa foi possível encontrar o vídeo na página de uma organização cristã chamada "Perhaps Today" (Talvez Hoje, em tradução livre). Os vídeos foram lançados pela Turning Point Ministries, fundada pelo pastor David Jeremiah, e fizeram parte de uma campanha digital de seu livro, chamado The Great Disappearance (O Grande Desaparecimento). Ele também apresenta um programa de televisão e de rádio (aqui).
Grupo diz que vídeo representa o arrebatamento. A gerente de projetos especiais da Turning Point, Shannon Mann, disse que os cristãos acreditam que um dia a Terra não existirá mais. Mas antes, vários eventos devem ocorrer. "O primeiro deles é o que chamamos de arrebatamento, que é o momento em que o Senhor retorna para levar a igreja (indivíduos que confessaram a Cristo como Senhor e Salvador) ao céu para que não experimentem o período de tribulação que virá sobre a terra antes do fim dos dias", informou em nota ao UOL Confere.
O arrebatamento é um conceito teológico. Ele é associado ao cristianismo, especialmente entre as denominações evangélicas e pentecostais. Refere-se à crença de que, em algum momento antes do fim do mundo, os crentes em Jesus Cristo serão instantaneamente removidos da Terra para encontrar o Senhor nos céus (leia mais aqui).
Outras situações são retratadas no vídeo. Além da cena do aeroporto, a organização também fez vídeos de pessoas sumindo de hospital, parquinho, ônibus escolar, restaurante e no trânsito, por exemplo (aqui). Segundo a Turning Point, 434 atores foram contratados em todo o sul da Califórnia, nos Estados Unidos, para filmar esses cenários.
Aeroporto foi montado para encenação. O site do Perharps Today traz um vídeo que mostra como foram feitas as cenas. Nele, é possível ver os bastidores dos vídeos e também que o aeroporto, na verdade, foi montado para a gravação (abaixo e aqui aos 4min8s). Os bastidores da cena do aeroporto também aparecem aos 5min51s, 6min57s, 7min06s e 7min16s.
Newsletter
PRA COMEÇAR O DIA
Comece o dia bem informado sobre os fatos mais importantes do momento. Edição diária de segunda a sexta.
Quero receberProdutores alertam para uso sem contexto. Segundo o grupo, embora eles tenham ficado animados com o fato de alguns dos vídeos terem se tornado virais, eles alertam que pessoas pegaram os vídeos e cortaram o gráfico informativo do final que direciona os espectadores para saber mais sobre a campanha deles. Assim, pessoas compartilharam as imagens sem contexto.
CERN tem acelerador de partículas. As publicações falsas também falam de uma "máquina CERN". O Conselho Europeu para a Pesquisa Nuclear (em francês, Conseil Européen pour la Recherche Nucléaire ou CERN) de fato possui uma máquina. Ela é chamada de Large Hadron Collider (LHC) e, segundo o site da CERN, é o maior e mais poderoso acelerador de partículas do mundo (aqui). A máquina, porém, é usada apenas na busca por respostas no campo da ciência. Em 2012, por exemplo, cientistas do Cern anunciaram a descoberta da "partícula de Deus", considerada crucial para entender a formação do Universo (aqui).
Viralização. Um reels no Instagram tinha, até esta quinta-feira (15), 36,9 mil visualizações.
Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.
Deixe seu comentário