Biden não disse que ele e Kamala vão fortalecer a imigração ilegal

É falso que o presidente dos EUA, Joe Biden, disse que ele e Kamala Harris, candidata à Presidência, estão comprometidos em fortalecer a imigração ilegal como dizem postagens que circulam nas redes sociais.

Na verdade, Biden disse o contrário, que eles estão "comprometidos em fortalecer a imigração legal".

O que diz o post

A publicação mostra um vídeo de uma entrevista de Biden com a seguinte legenda: "Eu e Kamala estamos comprometidos em fortalecer a imigração ilegal". O vídeo é veiculado duas vezes, uma em velocidade normal e outro em câmera lenta e em preto e branco.

Post também traz a frase "Biden confessa plano globalista de Kamala Harris" e uma imagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva bebendo algo.

A legenda do post diz: "'os planos dos democratas para os EUA são nefastos. O objetivo é destruído o país de dentro para fora ao mesmo tempo em que joga o mundo ao caos'. A vitória @realdonaldtrump é mais do que necessária para o restabelecimento da ordem internacional."

Por que é falso

Biden fala de imigração legal. O trecho que circula nas redes sociais foi retirado do discurso do presidente na Convenção Nacional Democrata na última segunda-feira (19). O presidente dizia que hoje há menos travessia de fronteiras do que quando Donald Trump deixou o cargo e que, ao contrário do rival, não demonizaria os imigrantes dizendo que eles envenenam o sangue do país. "Kamala e eu estamos empenhados em fortalecer a imigração legal, incluindo a proteção dos Dreamers e muito mais". (aqui e abaixo, em inglês, e aqui, em português). Dreamers é uma referência a um decreto de 2012 que concede visto de estadia e trabalho para quem chegou aos EUA ilegalmente quando criança.

Site da Casa Branca traz transição. Também é possível ler todo o discurso de Biden no site da Casa Branca (aqui). Ao procurar o trecho que circula nas redes sociais, a transcrição também mostra que o presidente dos EUA usou o termo "legal".

Continua após a publicidade

Este conteúdo também foi checado por Aos Fatos.

Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.

5 dicas para você não cair em fake news

Siga UOL Notícias no
UOL Confere

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.

Deixe seu comentário

Só para assinantes