Vídeo de Patricia Abravanel sobre proposta de venda do SBT foi feito por IA
É falso que Patricia Abravanel, filha de Silvio Santos, tenha dito que recebeu proposta para vender e mudar o nome do SBT.
A imagem da apresentadora foi manipulada por Inteligência Artificial e o autor da publicação sinalizou em post do TikTok, mas nas outras redes sociais o conteúdo circula sem a indicação.
O que diz o post
Publicações compartilham um vídeo em que a apresentadora Patricia Abravanel diz que teria recebido uma proposta para vender e mudar o nome do SBT. De acordo com o vídeo manipulado, ela fala ainda que "não há valor no mundo que nos faça abrir mão dessa história" (da emissora), e que SBT "vai continuar firme e forte, mesmo sem a presença física do nosso pai". O áudio falso celebra o legado de Silvio Santos e diz que as filhas dele estão "unidas e comprometidas em honrar tudo que ele construiu".
O vídeo também é compartilhado com a seguinte legenda: "Patricia Abravanel rasga o verbo sobre a emissora. Vejam".
Por que é falso
Conteúdo gerado por IA foi sinalizado em outra rede. O vídeo que circula no Facebook possui uma marca d'água de uma conta no TikTok. Na conta original, é possível verificar que o autor do post sinalizou "gerado por IA" na plataforma do TikTok.
Além disso, é possível identificar que a voz e o vídeo parecem mecanizados. Não há harmonia entre a voz, o rosto e a boca da apresentadora.
Não há notícia sobre suposta oferta. Também não há registro na imprensa profissional da suposta declaração de Patricia Abravanel, que é uma pessoa pública (veja aqui).
Viralização. No TikTok, o vídeo tem mais de 1 milhão de visualizações. No Facebook, um post registrava mais de 11 mil reproduções sem a sinalização de que se trata de um vídeo gerado por IA.
Este conteúdo também foi checado por Aos Fatos.
Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.