É falso que pesquisas indicam vitória de Marçal no primeiro turno em SP

Não é verdade que pesquisas eleitorais para a Prefeitura de São Paulo apontem que o candidato Pablo Marçal (PRTB) pode vencer no primeiro turno.

Na verdade, as pesquisas mostram um empate técnico entre Guilherme Boulos (PSOL), Ricardo Nunes (MDB) e Marçal dentro da margem de erro.

O que diz o post

Uma imagem com as fotos de Pablo Marçal e Guilherme Boulos é compartilhada com a seguinte mensagem: "URGENTE: pesquisam indicam vitória de Marçal no primeiro turno".

Por que é falso

Nenhuma pesquisa indicou que qualquer candidato à prefeitura pudesse vencer no primeiro turno. Para isso ocorrer, seria necessário que o candidato aparecesse com de 50% das intenções dos votos válidos. Desde o início do período eleitoral, as pesquisas mostram um cenário indefinido com empates técnicos na disputa de primeiro lugar. Esta é a disputa em São Paulo mais acirrada dos últimos 12 anos.

As pesquisas mais recentes mostram Boulos, Nunes e Marçal empatados dentro da margem de erro. Segundo a última pesquisa Datafolha, Guilherme Boulos tem 29% das intenções de voto, Ricardo Nunes,26% e Pablo Marçal,26%. Já na Quaest, Boulos tem 29%, Nunes, 28% e Marçal, 27%. Na AtlasIntel, Boulos registra 32,3% das intenções de voto, Pablo Marçal, 30% e o atual prefeito, 20%. Na pesquisa Real Time Big Data divulgada sexta-feira (5), Marçal aparece com 27%, Boulos com 26% e Nunes com 24%.

É verdade, no entanto, que as pesquisas mostram uma tendência de alta em relação ao candidato Pablo Marçal.

Este conteúdo também foi checado por Aos Fatos e Estadão Verifica.

Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.

Continua após a publicidade

Siga também o canal do UOL Confere no WhatsApp. Lá você receberá diariamente as checagens feitas pela nossa equipe. Para começar a seguir, basta clicar aqui e ser redirecionado.

5 dicas para você não cair em fake news

Siga UOL Notícias no
UOL Confere

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.