Vídeo usa apuração presidencial de 2022 no Paraná para sugerir fraude
Um post que circula nas redes sociais usa o recorte de uma exibição da apuração das eleições presidenciais de 2022 na Jovem Pan News para levantar dúvidas sobre a integridade do processo eleitoral. O conteúdo engana ao usar dados apenas do estado do Paraná.
O UOL Confere considera distorcido conteúdos que usam informações verdadeiras em contexto diferente do original, alterando seu significado de modo a enganar e confundir quem os recebe.
O que diz o post
A publicação usa uma imagem da apuração das eleições presidenciais de 2022 exibida pela Jovem Pan. Na imagem, é possível visualizar que o mapa mostra a apuração da votação presidencial no Paraná no momento em que havia 97,63% das urnas apuradas no estado. Na ocasião, Bolsonaro registrava 55% dos votos válidos, e Lula, 35% dos votos válidos no Paraná.
O conteúdo é compartilhado com as frases: "Nunca esquecemos dessa tela. 1 minuto depois lula 46 vs 45 jair bolsonaro".
Por que é distorcido
A imagem mostra o andamento da apuração apenas no Paraná. Com 97,63% das urnas apuradas no estado, Bolsonaro aparecia com 55% dos votos válidos contra 35% de Lula no primeiro turno. O número se manteve o mesmo quando 100% das urnas foram apuradas no estado: Bolsonaro teve 55,26% dos votos válidos no Paraná contra 35,99% de Lula.
O conteúdo foi extraído da transmissão da apuração na Jovem Pan News no dia 2 de outubro de 2022. É possível verificar o trecho usado no vídeo desinformativo no momento 8:23:08 da transmissão. Veja aqui.
Lula venceu no primeiro turno. O resultado nacional, no entanto, foi de 48,43% dos votos válidos para Lula e 43,20% para Bolsonaro no primeiro turno.
No segundo turno, Bolsonaro manteve a preferência no estado e ficou à frente de Lula no Paraná. O ex-presidente teve 62,40% dos votos válidos no estado contra 37,60% do petista.
Lula também venceu no segundo turno. O resultado nacional, no entanto, foi de 50,90% para Lula e 49,10% para Bolsonaro no segundo turno.
Essa desinformação também circulou em 2022 e foi desmentida à época pela Lupa.
Conteúdo similar foi checado por Estadão Verifica.
Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.
Siga também o canal do UOL Confere no WhatsApp. Lá você receberá diariamente as checagens feitas pela nossa equipe. Para começar a seguir, basta clicar aqui e ser redirecionado.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.