Topo

Prédios vizinhos ao local do desabamento no centro do Rio são evacuados

Fabíola Ortiz

Do UOL, no Rio

26/01/2012 10h50

Os prédios do quarteirão compreendido entre as avenidas Treze de Maio e Almirante Barroso, a rua Senador Dantas e a travessa dos Poetas de Calçada, no centro do Rio, foram interditados na manhã de hoje (26) pela Defesa Civil. Todas as pessoas que estavam nesses edifícios estão sendo retiradas. O quarteirão fica em frente ao prédio que desabou na noite de ontem (25).  

O comércio da região afetada está fechado, e a orientação da Prefeitura do Rio de Janeiro é para que as pessoas não se dirijam até a área isolada, mas as ruas do entorno estão repletas de pessoas que trabalham nesses locais e chegaram a entrar em suas lojas e salas comerciais.   

Ontem, por volta das 20h30, três prédios vieram abaixo: um maior, na rua Treze de Maio (chamado Liberdade), que tinha 20 andares; um menor, no número 16 da rua Manoel de Carvalho, com 10 andares (chamado Colombo); e ainda um imóvel pequeno, localizado entre os dois edifícios maiores, com quatro ou cinco andares.

Evanildo Fernandes, 46, funcionário de um prédio de nove andares que foi evacuado, na rua Senador Dantas, contou ao UOL que voltou ao escritório para pegar seus pertences, mas saiu o mais rápido que pode, por medo. "Corri, peguei minhas coisas e saí. Fiquei cinco minutos lá dentro", disse ele, que trabalha há quatro anos em um escritório de advocacia no local.

Já Wellington Gomes, morador do edifício residencial que fica no número 47 da avenida Treze de Maio, vizinho ao prédio que desabou, disse que deixou o apartamento na noite de ontem, logo após ouvir um estrondo. Teve tempo de pegar alguns pertences e documentos e sair. "Vi muitas pessoas saindo correndo, juntei minha trouxa e desci. Estava subindo muita poeira", descreveu. 

Ele passou a noite em hotel próximo ao local e hoje espera para voltar para casa. "Estou com a roupa do corpo", disse, reclamando da assistência que as autoridades estão dando aos moradores da região. "Minha vida mudou da noite para o dia, nunca imaginei que isso pudesse acontecer", resumiu.

Maria Rosiene, balconista de uma loja que funciona no prédio 118 da rua Senador Dantas, disse que chegou a subir para trabalhar, mas logo em seguida a Defesa Civil deu a ordem para que o edifício fosse evacuado. “A gente teve que sair do prédio por que estava em risco”, disse. 

A Prefeitura confirmou que os prédios ao lado dos que desabaram não ficaram comprometidos, mas a área de isolamento foi ampliada por conta de uma suspeita de vazamento de gás. A rede de gás da região foi desligada e bueiros próximos foram interditados.

As avenidas Treze de Maio e a Almirante Barroso (trecho entre a rua Senador Dantas e a avenida Rio Branco) ficarão totalmente interditadas para o tráfego de veículos. Já a rua Senador Dantas sofrerá interdição de mão. Os veículos procedentes da avenida República do Chile deverão entrar na via, acessando na sequência a rua Evaristo da Veiga.

  • Veja como era e como ficou região onde prédios desabaram no centro do Rio de Janeiro