Papa Francisco muda roteiro e fará percurso em carro aberto pelo centro do Rio
A Prefeitura do Rio de Janeiro informou nesta sexta-feira (19) que o papa Francisco vai percorrer ruas do centro da cidade em carro aberto na segunda-feira (22), dia em que o pontífice chegará à capital fluminense.
À noite, o papa seguirá para uma solenidade de boas vindas no Palácio Guanabara, em Laranjeiras, na zona sul, com as presenças da presidente da República, Dilma Rousseff, e do governador do Estado, Sérgio Cabral.
A mudança na agenda deve ajudar a desmobilizar os manifestantes que pretendem realizar um protesto na porta do Palácio Guanabara durante a cerimônia de recepção ao pontífice. A prefeitura informou que a rua Pinheiro Machado, onde está situada a residência oficial do governo do Estado, será interditada nos dois sentidos, inclusive para o público.
'Esquenta' com peregrinos tem comida típica e samba no pé
A chegada de Francisco à Catedral Metropolitana, no centro, está prevista para as 17h. Ele seguirá em direção ao Theatro Municipal --passando pela avenida República do Chile, avenida Rio Branco, rua Araújo Porto Alegre, avenida Graça Aranha, avenida Nilo Peçanha, e novamente pela Rio Branco até a chegada ao Theatro Municipal.
A partir da 0h de segunda-feira, a prefeitura inicia uma operação de trânsito para organizar a passagem do pontífice pelo centro histórico do Rio. O estacionamento será será totalmente proibido na região. Interdições e bloqueios terão início às 15h. Já o túnel Santa Bárbara, que faz a conexão entre o centro e o Palácio Guanabara, será fechado às 14h.
Agenda no Brasil
Em uma semana, o papa Francisco desembarca no Rio de Janeiro para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Ele ficará seis dias no Brasil – de 22 a 28 deste mês. É a primeira viagem ao exterior do papa, que passará um dia em Aparecida, no interior de São Paulo. A programação de Francisco é intensa: visita aos moradores da comunidade da Varginha, conversa com presos e bênção para os doentes de uma instituição mantida por doações.
Francisco será recebido pela presidenta Dilma Rousseff, pelo governador do Rio, Sérgio Cabral, pelo prefeito da capital fluminense, Eduardo Paes, pelo arcebispo do Rio, dom Orani João Tempesta, e pelo arcebispo de Aparecida e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Raymundo Damasceno Assis. O papa ficará hospedado na residência do Sumaré e fará os deslocamentos em um helicóptero.
A visita a Aparecida será de apenas algumas horas, no dia 24 (quarta-feira). O papa celebrará missa, pela manhã, no Santuário Nossa Senhora Aparecida. Antes, fará um passeio de papamóvel nos arredores do santuário. Francisco ganhará de presente uma imagem em cedro de Nossa Senhora Aparecida, de 40 centímetros, do artista plástico mineiro Paulo Henrique Pinto, conhecido como Sodêm.
No dia 25 (quinta-feira), Francisco visitará a comunidade da Varginha, no Complexo de Manguinhos, na zona norte do Rio, que foi pacificada. O papa fará uma celebração na Igreja São Jerônimo Emiliano, abençoará o novo altar e oferecerá um presente à comunidade. Em seguida, irá ao campo de futebol, onde a comunidade estará reunida. No meio do caminho, o papa deve parar e visitar a casa de uma família.
A primeira celebração na JMJ do papa será no dia 25, na Festa da Acolhida, na Praia de Copacabana. Francisco abençoará os jovens. No dia seguinte (26), Francisco conversará com cinco detentos, no Palácio São Joaquim, que é a residência oficial do arcebispo do Rio. Do balcão do palácio, às 12h, o papa rezará a oração do Angelus.
Alguns dos cartões-postais do Rio serão vistos do alto pelo papa. Ele vai sobrevoar o Cristo Redentor e o Corcovado no caminho da sua residência no Sumaré, na zona norte do Rio. Um dos momentos, considerados mais emocionantes, será o encontro de Francisco com os jovens, na área campestre denominada Campus Fidei. A expectativa dos organizadores é reunir mais de 2 millhões de pessoas.
Na celebração no Campus Fidei, haverá a Liturgia da Palavra, com testemunhos e perguntas de cinco jovens ao papa. Francisco responderá e, em seguida, fará a celebração, acompanhado com orações e cantos, troca de presentes e benção. Os jovens dormirão no Campus Fidei, esperando a missa do dia seguinte.
A última missa do papa será no dia 28, às 10h, em Guaratiba. Na ocasião, Francisco anunciará o país que vai sediar a Jornada Mundial da Juventude em 2015. À tarde, ele tem uma série de compromissos com os organizadores do evento. A previsão é que o papa deixe o Rio rumo a Roma por volta das 19h.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.