Topo

Mulher perde 7 parentes em deslizamento: "Acordei e estavam todos mortos"

Marina Lang

Colaboração para o UOL, em Niterói (RJ)

11/11/2018 17h15

Desolada, Janice Martins chorava a perda de sete parentes, mortos no deslizamento do morro da Boa Esperança, em Niterói (RJ), na madrugada de sábado (10). 

“Fui dormir, acordei e estavam todos mortos. Eu pensei de manhã que estavam todos vivos. Acordei de manhã e estavam mortos”, disse, comovida, na Escola Francisco Portugal Neves, que serve como ponto de apoio para os familiares das vítimas e para a entrega de doações. “Meu coração não está machucado. Está estraçalhado”. 

Janice perdeu a mãe, Maria do Carmo, 80, e a irmã, Janete Martins Ferreira, 53, além dos sobrinhos Géssica Martins Firmino, 15, Maria Aparecida Martins Viana, 19, Beatriz Martins Pereira, 18, e Marcos Antony Martins de Aguiar, 9. Seu cunhado, Claudiomar Dias Martins, 37, também morreu.

Todos estavam visitando e passando a noite na casa de Maria do Carmo.

O sepultamento das sete vítimas acontece na tarde deste domingo, no cemitério de Maruí, em Niterói. 

Dona de casa perde o filho e a nora

11.nov.2018 - A dona de casa Marilene da Silva Ferreira, 55, perdeu o filho e a nora, Amanda Tomaz no deslizamento em Niterói - Marina Lang/UOL - Marina Lang/UOL
Marilene da Silva Ferreira perdeu o filho e a nora
Imagem: Marina Lang/UOL

A dona de casa Marilene da Silva Ferreira, 55, perdeu o filho, Alan Ferreira Teles, 29, e a nora, Amanda Tomaz da Silva, 30, no deslizamento.

“Era uma área de risco. A pessoa não tem onde morar e vai fazendo casa. Aí acaba acontecendo isso. Infelizmente, meu filho nem mora lá, mas estava lá na hora errada”, disse.

Segundo ela, Amanda chegou a ligar para uma amiga para a pedir socorro durante o deslizamento.

Marilene afirma que o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves (PDT), garantiu que as 22 famílias afetadas pela tragédia receberão assistência da administração municipal.

Menino de 3 anos é 15ª vítima

Um dos socorridos dos escombros, o menino Arthur Caetano Carvalho, de três anos, não resistiu aos ferimentos e morreu neste domingo. Assim, o total de vítimas chega a 15, e o de sobreviventes cai para 10. 

Dos sobreviventes, apenas dois adultos continuam internados, um no hospital Azevedo Lima e outro no hospital Alberto Torres. O estado de saúde de ambos é estável, segundo a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro.

Veja a lista de mortos:

  • Arthur Caetano Carvalho, 3 anos 
  • Alan Ferreira Teles: 29 anos
  • Amanda Tomaz da Silva: 30 anos
  • Beatriz Martins Pereira: 18 anos
  • Claudiomar Dias Martins: 37 anos
  • Dalvina Marins: 56 anos
  • Géssica Martins Firmino: 15 anos
  • Janete Martins Ferreira: 53 anos
  • Kaique da Silva Resende: 1 ano e 2 meses
  • Marcos Antony Martins de Aguiar: 9 anos
  • Maria Aparecida Martins Viana: 19 anos
  • Maria do Carmo: 80 anos
  • Marta Pereira Romero, 61 anos
  • Maria Madalena Linhares de Resende: 54 anos
  • Nicole Caetano Carvalho: 10 meses

Pedra caiu sobre sete casas

O morro da Boa Esperança fica na estrada Francisco da Cruz Nunes. Sete casas foram soterradas durante a madrugada de sábado (10), quando uma pedra se desprendeu do alto do morro e deslizou, levando abaixo árvores e muita lama. O terreno estava úmido devido às fortes chuvas que atingem o estado do Rio, incluindo a região metropolitana, desde quarta-feira (7).

De acordo com o comandante do Corpo de Bombeiros e secretário de Estado de Defesa Civil, Roberto Robadey, Niterói estava em estágio de atenção e alerta, e as comunidades estavam avisadas da situação.

Claudio dos Santos, presidente da associação dos moradores do morro da Boa Esperança, disse ao canal "GloboNews" que algumas casas estavam isoladas pela Defesa Civil, por causa do risco de deslizamento, mas que as famílias continuavam no local por não ter aonde ir.

As primeiras equipes de resgate chegaram ao local da tragédia por volta das 5h do sábado. Ao todo, 80 homens do Corpo de Bombeiros atuaram nas buscas, além de voluntários.

As buscas por vítimas foram encerradas por volta das 5h da manhã deste domingo, mas as equipes continuam no local para remoção dos escombros e limpeza da área.

Diversos imóveis foram interditados pela Defesa Civil do município, de forma preventiva, na comunidade. Famílias desabrigadas por causa do desabamento foram alojadas na Escola Municipal Francisco Portugal Neves, no Piratininga. A prefeitura montou uma base de apoio na escola para receber doações. Foram arrecadados ao menos sete toneladas de alimentos. 

Local não era de alto risco, diz prefeito

O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves (PDT-RJ), disse que o deslizamento era difícil de prever e isentou a prefeitura de responsabilidade pela tragédia. 

Segundo ele, a tragédia foi causada por uma ruptura no maciço da encosta e o local não era considerado de alto risco geológico, Neves estava na Espanha, em um encontro internacional, e voltou às pressas ao Brasil.

A prefeitura afirmou também que em nenhum momento o sistema de alertas e alarmes por sirenes, que foi municipalizado em setembro de 2016, deixou de funcionar.

(Com Agência Brasil)