Rio registrou em 24h quase o dobro da chuva esperada para o mês de abril
O Rio de Janeiro registrou em 24 horas quase o dobro do volume de chuva esperado para todo o mês de abril, segundo dados do Centro de Operações da prefeitura. Entre as 15h15 de ontem e as 15h de hoje, a cidade teve uma média de 189,3 mm, enquanto a média histórica para o mês é de 101,4 mm.
Até o final da noite, o temporal que arrasou a cidade já havia deixado dez mortos.
Segundo o sistema da prefeitura, choveu mais de 300 mm em sete das 33 estações de medição do município. Apenas quatro registraram volume menor que 100 mm.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que também faz aferição de chuva na cidade, aponta uma média de chuva na cidade de 288 mm entre as 20h de ontem e 9h de hoje - valor superior ao recorde registrado pelo instituto, que é de 179 mm, em 6 de abril de 2010.
Contabilizando a chuva que caiu na cidade das 9h até o final da tarde, segundo o cálculo do Inmet, o volume supera os 350 mm.
Segunda maior chuva na Rocinha
Dados do Alerta Rio, do Centro de Operações da prefeitura, mostram que a chuva que atingiu a comunidade da Rocinha é a segunda maior registrada na história do sistema. Em 12 horas, choveu na localidade 343,4 mm - nível que quase chegou ao recorde de 360,2 mm, registrado na estação de Sumaré em 6 de abril de 2010.
Depois da Rocinha, a segunda região da cidade mais atingida pelo temporal de ontem e hoje foi o Jardim Botânico, com 334,4 mm - a média histórica da região para todo o mês de abril é de 130,1 mm.
Na região da estação Barra/Barrinha, choveu 335 mm (não há medições anteriores para traçar comparação) e em Copacabana, 329,4 mm (na região, a média histórica para todo o mês de abril é de 106,7 mm).
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.