Topo

Ex-marido mata professora em frente a escola em Aracaju e comete suicídio

Fachada da escola onde professora foi morta por ex-marido - Divulgação/Prefeitura de Aracaju
Fachada da escola onde professora foi morta por ex-marido Imagem: Divulgação/Prefeitura de Aracaju

Aliny Gama

Colaboração para o UOL, em Maceió

02/05/2019 13h20

A professora Andréa Monte Santo Belizário, 37, foi assassinada a tiros pelo ex-marido José Jefferson Mendonça de Santana, 47, subtenente do Corpo de Bombeiros, na porta da Escola Municipal de Ensino Fundamental José Souza de Jesus, no bairro 17 de Março, em Aracaju (SE). O crime ocorreu por volta das 7h de hoje, segundo informações da Secretaria de Segurança Pública de Sergipe (SSP).

Andréa chegava para trabalhar na escola, quando foi atingida por um tiro nas costas. Após o crime, de acordo com a SSP, Santana cometeu suicídio com um tiro na cabeça. Andreia ainda foi socorrida pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), mas morreu a caminho do hospital.

Alunos da escola chegavam para assistir às aulas quando o crime ocorreu, mas nenhum dos alunos foi atingido pelos disparos.

Segundo a SSP, a professora e o bombeiro estavam separados, e ele não aceitava a separação. A secretaria ainda apura se havia histórico de violência contra a vítima, se havia registro de BO (Boletim de Ocorrência) na polícia ou medida protetiva expedida pela Justiça para proteger a vítima.

A secretaria informou que Santana estava num posto de saúde próximo à escola esperando a ex-mulher chegar ao trabalho. Ao ver a ex-mulher, segundo testemunhas, Santana começou a brigar e tentou pegar a bolsa dela. No meio da discussão, ele atirou em Andreia e em seguida se matou.

"Com a presença da mulher, ele chamou-a e prontamente iniciaram uma conversa, seguida de discussão. Neste momento, o bombeiro tentou tomar a bolsa da educadora, mas não teve êxito. Em meio ao desentendimento, o homem disparou nas costas da vítima e depois efetuou um tiro no próprio corpo, vindo a óbito imediatamente", informou a SSP em nota.

O Corpo de Bombeiros de Sergipe informou que Santana estava no grupamento havia 25 anos. O casal tinha um filho de oito anos de idade.

Segundo a Secretaria Municipal de Educação, a professora lecionava havia quatro meses na Escola Municipal de Ensino Fundamental José Souza de Jesus.

As aulas na escola estão suspensas. A Secretaria Municipal de Educação ainda não informou quando as atividades da escola serão retomadas. O crime será investigado pelo delegado do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa, Mário Leony.