Homem que tinha 117 fuzis do suspeito de matar Marielle tem prisão revogada
A 40ª Vara Criminal do Rio revogou a prisão preventiva de Alexandre Motta de Souza. Ele é amigo do sargento reformado da Polícia Militar Ronnie Lessa, que seguirá preso e foi denunciado como autor das mortes de Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes.
Foi na casa de Souza que a Polícia Civil do Rio encontrou 117 peças de fuzis pertencentes a Lessa em março. Embora as armas não estivessem completas, tratou-se da maior apreensão de fuzis da história do Rio de Janeiro.
A juíza Alessandra Bilac acolheu o parecer favorável do Ministério Público na decisão de soltura, baseada em informações prestadas pelos policiais que participaram da prisão de Souza e em depoimento dos réus.
Os policiais relataram que Alexandre "demonstrou surpresa e desespero com o que havia dentro" das caixas. Ele diz que não sabia que havia peças de fuzis.
A versão foi confirmada por ele e por Lessa em audiência.
Souza relatou que os 117 fuzis desmontados pertenciam a Lessa - que disse que "eram itens de airsoft [jogo em que os participantes utilizam arma de pressão]" e o amigo não sabia o que estava na caixa, lacrada.
Apontado como executor dos assassinatos de Marielle Franco e Anderson Gomes, Lessa chegou a integrar o Bope (Batalhão de Operações Especiais) e atuou como segurança para um dos principais clãs do jogo do bicho do Rio. A Polícia Civil e o Ministério Público suspeitam de que ele atue como matador de aluguel, traficante de armas e "armeiro" (quem adapta armas para grupos criminosos).
Tanto Lessa quanto Souza respondem à Justiça por comércio ilegal de armas. Lessa foi preso na madrugada do dia 12 de março ao sair de sua casa na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio. A prisão em flagrante de Souza ocorreu no mesmo dia em sua residência na zona norte do Rio, instantes depois, a partir de um mandado de busca e apreensão da polícia.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.