Topo

Esse conteúdo é antigo

Santa Catarina declara calamidade pública; estado tem 40 casos de covid-19

20.mar.2020 - Coletiva de imprensa com Governador de Santa Catarina Carlos Moisés - Mauricio Vieira / Secom
20.mar.2020 - Coletiva de imprensa com Governador de Santa Catarina Carlos Moisés Imagem: Mauricio Vieira / Secom

Do UOL, em São Paulo

20/03/2020 19h04

Os deputados estaduais de Santa Catarina aprovaram hoje o decreto legislativo de estado de calamidade pública por conta do novo coronavírus. O documento teve autoria de todos os parlamentares e a votação ocorreu via WhatsApp, no modelo de sessão virtual instituído pela Assembleia Legislativa (Alesc), segundo o portal NSC Total.

Em live realizada também na tarde de hoje, o governador de Santa Catarina Carlos Moisés falou sobre a decisão e atualizou o número de casos no estado. Ao todo, Santa Catarina apresenta 40 infectados pela covid-19.

"Acho importante a participação legítima da nossa Assembleia Legislativa, com todos os nossos deputados. Acredito que toda ação conjunta visando a solução dos problemas de Santa Catarina com essa crise vão ser muito valorizadas pelo governo. Essa situação, de imediato, muda mais pelo aspecto financeiro. Mas, para o tamanho do desastre, para a evolução do desastre, no momento atual, o que nós temos é uma situação de emergência", analisou o governador.

O Senado aprovou hoje, por unanimidade, o decreto legislativo que reconhece o estado de calamidade pública no Brasil em razão da pandemia. Como já havia sido aprovada na Câmara dos Deputados, a matéria entrou em vigor ao ser publicada em edição extra do Diário Oficial da União.

Em boletim nacional divulgado no fim da tarde de hoje, o Ministério da Saúde informou que o país já registra 904 casos confirmados do coronavírus e 11 mortes provocadas pela doença.