PUBLICIDADE
Topo

Restrição a entrada de estrangeiros no Brasil começa a valer hoje

Passageiros desembarcam usando máscaras no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo - NELSON ALMEIDA / AFP
Passageiros desembarcam usando máscaras no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo Imagem: NELSON ALMEIDA / AFP

Do UOL, em São Paulo

23/03/2020 11h19

Começa a valer hoje a medida do governo federal que restringe a entrada de estrangeiros no Brasil por voos internacionais para prevenir maior disseminação do novo coronavírus no país. A medida tem prazo de 30 dias.

Serão impedidos de entrar no Brasil passageiros estrangeiros vindos da China, de países-membros da União Europeia, da Islândia, da Noruega, da Suíça, do Reino Unido e da Irlanda do Norte, da Austrália, do Japão, da Malásia e da Coreia do Sul.

De acordo com a portaria interministerial dos ministérios da Saúde, Justiça e Segurança Pública, Infraestrutura e Casa Civil, publicada no dia 19 em edição extra do Diário Oficial da União, a medida atende uma recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) de restrição excepcional e temporária de entradas no país.

A restrição não se aplica a brasileiros natos ou naturalizados, imigrantes com prévia autorização de residência no Brasil, estrangeiro que vai se reunir com familiar brasileiro que está no país ou aquele que seja autorizado pelo governo em vista do interesse público.

A medida também não atinge profissionais estrangeiros a serviço de organismo internacional, funcionários estrangeiros autorizados pelo governo brasileiro e o transporte de cargas.

*Com Agência Brasil

Coronavírus