Topo

Esse conteúdo é antigo

Temperatura aumenta em SP e cidades do Sul

21.ago.2020 - Mulher se protege do frio enquanto caminha por ruas de Curitiba - Giuliano Gomes/Estadão Conteúdo
21.ago.2020 - Mulher se protege do frio enquanto caminha por ruas de Curitiba Imagem: Giuliano Gomes/Estadão Conteúdo

Ana Carla Bermúdez

Do UOL, em São Paulo

23/08/2020 08h50

Cidades que registraram temperaturas abaixo de 0ºC ontem não tiveram registros negativos na madrugada de hoje. Em São Paulo, que bateu ontem o recorde de madrugada mais fria do ano, as temperaturas também subiram.

Em General Carneiro (PR), a temperatura mínima registrada ontem foi de -5.7ºC. Hoje, a menor temperatura foi de 0.3ºC. O frio intenso também deu trégua em Bom Jardim da Serra (SC), que teve até neve nos últimos dias. Enquanto ontem a temperatura mínima registrada na cidade foi de -4.3ºC, hoje ela foi de 1.6ºC.

Os dados foram obtidos pelo UOL por meio de registros do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), que disponibiliza as temperaturas de cada cidade de hora em hora.

As temperaturas despencaram nos últimos dias em diferentes estados do país devido à passagem de uma massa de ar polar, que atingiu até mesmo estados como Rondônia e o Acre. Agora, os termômetros começam a dar indicativos de subida. Entre as cidades do Sul que deixaram de ter temperaturas negativas nesta madrugada, estão Serafina Correa (RS), São Mateus do Sul (PR), Quarai (RS) e São Joaquim (SC).

Em Quarai, a temperatura mínima registrada hoje foi de 4.9ºC -muito acima dos -2.5ºC marcados pelos termômetros ontem. Em São Joaquim, onde também houve registro de neve nos últimos dias, a mínima ontem foi de -2.2ºC, contra 5.1ºC na madrugada de hoje.

Na cidade de São Paulo, a expectativa era de que houvesse um novo recorde de frio neste domingo. Mas os termômetros subiram e marcaram uma mínima de 9.5ºC, acima dos 8.2ºC da madrugada de sábado, que continua sendo a mais fria do ano até agora.

Ciclone subtropical

Após a passagem dessa forte massa de ar polar, outro fenômeno já chama a atenção dos meteorologistas, segundo o Climatempo: a possível formação de um ciclone subtropical. A previsão é que esse ciclone se forme na noite de hoje sobre o mar, na altura do sul da Bahia. Entre segunda e terça, ele deve se deslocar até se aproximar da costa do Espírito Santo.

"A princípio, o maior impacto desse sistema será em reforçar o vento do quadrante sul na costa do Espírito Santo e da Bahia. De domingo até a terça-feira, há condições para fortes rajadas de vento no litoral desses dois estados", diz o Climatempo.

As rajadas de vento devem variar entre 50 km/h a 70 km/h. Além disso, segundo o Climatempo, as regiões de Salvador e do Recôncavo Baiano devem ficar em alerta para o risco de chuva forte, principalmente entre hoje e amanhã, devido a mudanças na direção do vento e a formação de novas áreas de instabilidade.