Topo

Investigação conclui que Flordelis mandou matar marido; polícia prende 7

Siga o UOL no

Andreia Martins e Marcela Lemos

Do UOL, em São Paulo, e colaboração para o UOL, no Rio

24/08/2020 06h54Atualizada em 25/08/2020 08h34

A deputada federal Flordelis (PSD-RJ) foi denunciada pelo MP-RJ (Ministério Público do Rio de Janeiro) e pela Polícia Civil como a mandante do assassinato do marido, o pastor Anderson do Carmo, morto em 2019. Como tem foro privilegiado, a parlamentar não será presa agora de acordo com informação das duas instituições.

Além de Flordelis, outras dez pessoas foram denunciadas, sendo que todas elas foram alvos de mandados de prisão cumpridos na manhã de hoje.

Cinco filhos da deputada e uma neta foram presos nesta manhã.

  • Adriano dos Santos Rodrigues
  • André Luiz de Oliveira
  • Carlos Ubiraci Francisco da Silva
  • Marzy Teixeira da Silva
  • Rayane dos Santos Oliveira, neta de Flordelis
  • Simone dos Santos Rodrigues

Outros dois filhos de Flordelis —Flávio dos Santos Rodrigues e Lucas Cézar dos Santos de Souza— e o ex-PM Marcos Siqueira Costa já estavam presos. A décima pessoa denunciada e que também foi presa nesta manhã é Andrea Santos Maia, mulher do ex-PM Marcos Siqueira.

Os mandados foram cumpridos em Niterói (RJ), na casa onde mora a parlamentar, em Brasília, onde ela possui um apartamento funcional, e São Gonçalo (RJ). As decisões judiciais foram expedidas pela 3ª Vara Criminal de Niterói.

Por ter foro privilegiado, Flordelis não é alvo de prisão na operação que a polícia e o MP realizam hoje. Ela é acusada de homicídio triplamente qualificado, homicídio tentado, associação criminosa, uso de documento ideologicamente falso e falsidade ideológica.

"20% da família envolvida"

Segundo o delegado Antônio Ricardo, a deputada foi surpreendida com a ação e "chorou um pouco".

Para ele, "a investigação chegou ao fim". "A investigação chegou a esta conclusão que ela planejou este assassinato contra seu marido. A motivação é que ela estava insatisfeita com a forma que o pastor Anderson tocava a vida e fazia a movimentação financeira da família."

Segundo ele, "todos os filhos têm uma participação [no crime], que ficou comprovada no decorrer da investigação".

Nós temos 11 pessoas respondendo criminalmente, levando em conta que a família são 55 [pessoas], temos aí 20% da família envolvida nesse crime
Antônio Ricardo, delegado

O delegado lembrou que a parlamentar tem imunidade e só pode ser presa em flagrante e por crime inafiançável. "Então, ela responderá pelo crime como mandante e requeremos medidas cautelares".

A operação desta manhã da Polícia Civil e do MP contou com o apoio da CSI (Coordenadoria de Segurança e Inteligência), do GAESP(Grupo de Apoio Especializado em Segurança Pública do Gaeco), do MPDFT (Ministério Público do Distrito Federal e Territórios), e da Cecor (Coordenação Especial de Combate à Corrupção e ao Crime Organizado) da Polícia Civil do Distrito Federal.

Em nota, o presidente nacional do PSD, o ex-ministro Gilberto Kassab, disse que o partido irá suspender a filiação da deputada em razão de seu indiciamento. "E, a partir dos desdobramentos perante a Justiça, serão adotadas as medidas estatutárias para a expulsão da parlamentar dos seus quadros."

Denúncia

De acordo com o delegado Allan Duarte, a primeira fase da investigação identificou Flávio dos Santos Rodrigues, filho biológico da deputada, como executor do crime e Lucas César dos Santos, filho adotivo do casal, como a pessoa que comprou a arma utilizada no assassinato. Os dois estão presos há mais de um ano.

Segundo a investigação, Flordelis planejou o homicídio e foi responsável por arregimentar e convencer o executor direto e demais acusados a participarem do crime sob a simulação de ter ocorrido um latrocínio. A deputada também financiou a compra da arma e avisou da chegada da vítima no local em que foi executada, segundo a denúncia.

O motivo do crime, descreve a denúncia, seria o fato de a vítima manter rigoroso controle das finanças familiares e administrar os conflitos de forma rígida, não permitindo tratamento privilegiado das pessoas mais próximas a Flordelis em detrimento de outros membros da família.

As ações dos demais denunciados são descritas em diferentes etapas como no planejamento, incentivo e convencimento para a execução do crime, assim como em tentativas de homicídio anteriores ao fato consumado, pela administração de veneno na comida e bebida da vítima, ao menos seis vezes, sem sucesso, segundo apontaram as investigações.

A parlamentar e os demais denunciados são acusados de usar documento falso, por tentarem, através de carta redigida por Lucas, atribuir a pessoas diversas a autoria e ordem para a prática do homicídio. Segundo a denúncia, o executor Flávio tinha o objetivo de livrar ele próprio e Flordelis da responsabilização do crime.

Ainda de acordo com o MP, Flordelis também tinha o objetivo de vingar-se de dois de seus filhos "afetivos" que não teriam aceitado mentir ou ocultar informações sobre o crime durante os depoimentos. Os réus responderão também por associação criminosa.

Outro lado

A deputada sempre negou participação no crime. O advogado Maurício Mayr, que defende Flordelis, disse que ela foi ouvida na condição de testemunha e que a defesa só teve acesso ao processo hoje e estudará os documentos.

"A deputada desde o início desse segundo inquérito foi tratada como testemunha, vindo a ser indiciada agora no final e denunciada. Tivemos acesso hoje ao processo, vamos fazer análise e estudo do caso. Ela figurava como testemunha na ocasião e não atrapalhou as investigações. Todos foram encontrados, as pessoas que tiveram a prisão em seu desfavor. O passaporte dela vai ser entregue pelos advogados conforme determinação da 3ª Vara Criminal. A juíza da Vara acertadamente falou da desnecessidade de prisão preventiva da deputada, apesar de ter a imunidade parlamentar, ela entendeu ser desnecessário prendê-la neste momento até por causa do lapso temporal que se passou desde o fato até o presente momento. Vamos estudar o processo, vamos fazer os pedidos pertinentes em favor dela, pois acreditamos na inocência dela."

O advogado dos cinco filhos e da neta da parlamentar presos hoje, Luiz Felipe Alves, disse que o processo está em segredo de Justiça, o que implicou na demora da leitura dos autos. Segundo ele, já é possível afirmar que os argumentos da decisão são genéricos "sem qualquer individualização quanto a real e efetiva necessidade de prisão cautelar para cada um dos acusados".

Em nota, a defesa enfatizou que os filhos e a neta da parlamentar são "pessoas íntegras, primárias, detentoras de ótimos antecedentes, com residência fixa e trabalho lícito". "Ademais, ressalta-se que permaneceram em liberdade durante toda a tramitação do inquérito policial que perdurou cerca de um ano e dois meses, inclusive colaborando com a investigação, não sendo demonstrado, de forma concreta, a efetiva necessidade de agora se verem presos preventivamente".

A nota termina dizendo que a defesa aguardará o amplo acesso a todo conteúdo do inquérito policial junto à Justiça "para tomar as medidas jurídicas cabíveis na busca da revogação da desnecessária prisão preventiva decretada em desfavor dos mesmos". A defesa do ex-PM Marcos Siqueira Costa e da sua mulher não foi localizada.