Topo

PM flagrado xingando e batendo em motoboy após acusá-lo de roubo é afastado

Luís Adorno

Do UOL, em São Paulo

31/08/2020 14h14Atualizada em 31/08/2020 14h14

O policial militar flagrado xingando um motoboy negro, que estava desarmado e rendido, na noite de sexta-feira (28), na zona norte de São Paulo, foi afastado do serviço operacional, segundo informou hoje a SSP (Secretaria da Segurança Pública).

A Corregedoria foi acionada para acompanhar o caso. Por meio de nota, o órgão disse que "recebeu a denúncia e está adotando providências para a devida apuração dos fatos".

O motoboy André Andrade Mezzette, 29, foi preso em flagrante por roubo depois de o soldado da PM Felipe da Silva Joaquim, 30, alegou ter sofrido uma tentativa de roubo pelo motoboy. A família do motoboy nega o roubo e diz que ele foi agredido pelo PM.

Um vídeo feito por moradores do bairro mostra o motoboy no chão, dominado pelo soldado PM. Na gravação, o motoboy diz ao PM que estava apenas fumando maconha.

O PM diz "Deus sabe o que você fez" e, apontando todo o tempo uma pistola para a cabeça do rapaz, o arrasta da rua para a calçada de forma violenta, chuta suas costas e o xinga.

O motoboy André Andrade Mezzette recebeu três pontos na cabeça da coronhada que afirma ter recebido - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
O motoboy André Andrade Mezzette recebeu três pontos na cabeça da coronhada que afirma ter recebido
Imagem: Arquivo Pessoal

A estudante Vitoria Mezzette, 21, irmã do motoboy, disse que ele decidiu fazer uma pausa após entregar uma pizza e acendeu um cigarro de maconha. O PM Felipe teria aparecido nesse momento.

Segundo Vitória, o PM ignorou que o jovem estava com as comandas dos pedidos e comprovantes das entregas que já havia feito naquela noite.

"Qual o sentido dessa versão? Um homem desarmado, que está de moto, tentar roubar outra moto? Será que ele tentou roubar o PM com a maquininha do cartão?", disse Vitoria.

O motoboy foi levado para um pronto-socorro e depois para um hospital, para uma tomografia. Por causa dos ferimentos, ele precisou de três pontos na testa.

Quando teve alta, pela manhã, foi levado para o 73º DP (Distrito Policial), no Jaçanã, onde já havia sido autuado em flagrante por roubo. Posteriormente, Mezzette foi transferido para o 72º DP, na Parada de Taipas, onde permaneceu à disposição da Justiça.

O soldado de folga narra no boletim de ocorrência que teria descido da moto, entrado em luta corporal com o motoboy e o detido até a chegada da PM, que o levou para o pronto-socorro.

O UOL procurou o soldado Felipe. Ele afirmou que tudo que está no boletim de ocorrência registrado no Jaçanã "é o ocorrido".

Sobre o fato de Mezzette estar desarmado, ele afirmou que "não é preciso arma para praticar um roubo". Ele acusou a imprensa de manipulação e de publicar mentiras e diz que está sendo ameaçado na rua onde mora por causa do caso.