Topo

Fiscais aplicam multas por venda de bebidas alcoólicas em praias do RJ

6.set.2020 - Fiscais aplicaram multas em barraqueiros e ambulantes que ofereciam bebidas alcoólicas aos banhistas durante o feriado nas praias do Rio de Janeiro - Divulgação/Prefeitura do Rio
6.set.2020 - Fiscais aplicaram multas em barraqueiros e ambulantes que ofereciam bebidas alcoólicas aos banhistas durante o feriado nas praias do Rio de Janeiro Imagem: Divulgação/Prefeitura do Rio

Do UOL, no Rio

06/09/2020 16h09

Resumo da notícia

  • Prefeitura notificou 11 barraqueiros por irregularidades
  • Um quiosque teve interdição parcial por manipular alimentos no local
  • Foram apreendidas 58 garrafas de vidro com ambulantes

Fiscais da Prefeitura do Rio de Janeiro aplicaram multas por venda de bebidas alcoólicas nas praias da capital fluminense durante o feriado prolongado. Barraqueiros com pontos fixos na orla carioca foram autuados pela oferta desautorizada de cadeiras e guarda-sóis. A força-tarefa no feriadão também contou com fiscalização em quiosques e casas noturnas para coibir aglomerações em meio ao combate à pandemia do novo coronavírus.

Entre a manhã e a tarde de ontem, a reportagem do UOL flagrou aglomerações e irregularidades nas praias da zona sul do Rio, com a permanência de pessoas na areia em cadeiras e guarda-sóis, ainda proibida pelas normas de flexibilização impostas pela prefeitura. Os banhistas também consumiam bebidas alcoólicas em um cenário de pouca fiscalização.

Os comboios, formados por agentes da prefeitura e Guarda Municipal, notificaram 11 barraqueiros com pontos fixos por oferecer irregularmente cadeiras, guarda-sóis e bebidas alcoólicas aos banhistas. Um quiosque na Prainha, na zona oeste do Rio, foi interditado parcialmente por manipulação de alimentos no local. O estabelecimento ainda foi multado por falta de condições de higiene. Os dados foram coletados até o meio-dia de hoje e devem ser atualizados até o fim do feriado.

A equipe de fiscalização também abordou 39 ambulantes não autorizados, que foram orientados a deixar a orla. Na ação, foram apreendidas 58 garrafas de vidro com bebidas alcoólicas comercializadas por um barraqueiro. Segundo a prefeitura, ambulantes que voltarem a cometer irregularidades podem até perder a licença —de 15 de julho para cá, já foram 192 notificações.

Além disso, seis veículos foram removidos por estacionamento irregular. Os fiscais também verificaram denúncias de eventos noturnos em 28 bares, boates e casas de festa —14 desses estabelecimentos receberam multas por irregularidades, incluindo o descumprimento às medidas de enfrentamento à covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. As ações, concentradas na zona oeste da capital, começaram na noite de sexta-feira.

Reforço de agentes no fim de semana

A Guarda Municipal mantém as ações de patrulhamento e de fiscalização das infrações sanitárias em toda a cidade. Isso inclui as praias, que contam com reforço de cerca de 80 agentes na orla nos finais de semana.

Entre os dias 5 de junho e 3 de setembro, a Guarda Municipal registrou 6.476 multas sanitárias —80% delas foram pela falta do uso de máscaras. O Grupamento Especial de Praia e Marítimo, que atua no patrulhamento da faixa de areia, já aplicou mais de 3.000 notificações.

Os agentes também orientam a população sobre as regras de ouro, coíbem jogos e distribuem máscaras de proteção.