Topo

Esse conteúdo é antigo

Chuva em São Paulo provoca alagamentos e falta de energia

Do UOL, em São Paulo

30/11/2020 14h46

A cidade de São Paulo entrou em estado de atenção para alagamentos às 14h30 de hoje, de acordo com informações do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas). O alerta foi encerrado às 16h10.

Imagens do radar meteorológico indicavam forte chuva em toda a Zona Sul e nos bairros Vila Matilde, Artur Alvim, Vila Carrão, Itaquera, Lajeado e Guaianases, na Zona Leste de São Paulo. Também choveu na região do ABC Paulista.

"Áreas de instabilidade vindas do interior, e outras formadas dentro da própria Capital paulista, devido ao calor e umidade, atuam com forte intensidade e lento deslocamento", informou o órgão.

Regiões ficam sem energia elétrica

A chuva que atingiu São Paulo também prejudicou o fornecimento de energia em algumas regiões, segundo a distribuidora Enel. Moradores das zonas Oeste, Norte e Sul foram os mais afetados.

"As fortes chuvas com rajadas de vento e descargas atmosféricas derrubaram árvores, galhos e objetos sobre a rede elétrica, interrompendo o fornecimento de energia em alguns pontos", informou a Enel nas redes sociais.

Procurada pela UOL, a Enel afirmou que precisou interromper a energia em alguns pontos da cidade por danos no sistema elétrico.

"A concessionária esclarece que as equipes de campo para atuação em situações de emergência foram reforçadas, conforme previsto no seu Plano Verão, e as equipes estão trabalhando para restabelecer o fornecimento o mais breve possível para todos os clientes impactados pelas chuvas de hoje."

Veja a reação de alguns moradores de São Paulo:

Novo apagão em bairros paulistas

Por volta das 19h, moradores da Vila Mariana, Saúde, Ipiranga e Cambuci voltaram a reclamar da falta de energia na região. Mesmo com a trégua da chuva, o fornecimento de energia sofreu com instabilidade no início da noite.

Ao UOL, a Enel informou que o fornecimento nos bairros que sofreram com a queda repentina de energia está normalizado.

Alagamentos no Centro e zonas Oeste e Sul

Por volta das 19h40, o CGE registrava 1 alagamento ativo na Avenida Rio Branco, importante via do Centro. Ao longo do dia, foram 16 pontos de alagamento em toda a cidade.

Às 14h44, o CGE elevou o alerta para o distrito de Campo Limpo em razão do transbordamento do Córrego Morro do S na altura da Avenida Carlos Caldeira Filho. O alerta foi finalizado às 15h07.

De acordo com o CGE, a região do Centro foi a mais atingida, com problemas na Barra Funda, República e Sé. Os bairros Lapa, Pinheiros, Campo Limpo e Santo Amaro também registraram alagamentos.

O Corpo de Bombeiros foi acionado pela queda de 91 árvores até as 17h. No bairro da Saúde, a equipe registrou a ocorrência de uma queda de árvore sobre a fiação, sem vítimas. Uma segunda árvore atingiu um carro, na Sé.

Até o momento, os Bombeiros atenderam 1 chamado de enchente e outro por desabamento.