Topo

Esse conteúdo é antigo

Governo do AM decreta suspensão de atividades não essenciais por 15 dias

Decreto do governo do AM atende decisão do TJ-AM e visa conter a disseminação do novo coronavírus no estado - Sandro Pereira/Estadão Conteúdo
Decreto do governo do AM atende decisão do TJ-AM e visa conter a disseminação do novo coronavírus no estado Imagem: Sandro Pereira/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

04/01/2021 14h22

Cumprindo determinação do TJ-AM (Tribunal de Justiça do Amazonas), o governo do AM suspendeu atividades consideradas não essenciais pelo prazo de 15 dias para conter a pandemia do novo coronavírus no estado.

O decreto que suspendeu as atividades, assinado pelo governador do AM, Wilson Lima (PSC), foi publicado hoje no Diário Oficial do Estado e fez com que um anterior, de 23 de dezembro e que também tratava sobre a suspensão de atividades, voltasse a vigorar.

No fim de dezembro, logo após a publicação do decreto, comerciantes protestaram nas ruas de Manaus contra as medidas restritivas, que também afetavam o comércio, permitindo que eles funcionassem apenas por meio de delivery ou drive-thru. Pressionado, Lima recuou.

Poucos dias depois, membros de MPs (Ministérios Públicos) do AM recomendaram ao governo estadual a suspensão das atividades comerciais em todo o estado. A decisão do TJ-AM, determinada no último sábado (2), foi estabelecida após pedido do MP do Amazonas.

O que fecha?

Agora, reuniões comemorativas estão proibidas em todo o AM, assim como o funcionamento de boates, casas de shows e de eventos.

Sobre os bares, apenas os classificados como restaurantes na Cnae (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) poderão abrir no estado, enquanto os demais só poderão operar em esquema de delivery, drive-thru e/ou coleta.

Shoppings centers do Amazonas continuarão funcionando, porém, exclusivamente como ponto de retirada de produtos comprados por e-commerce e televenda.

Os detalhes do decreto, sobre o que fecha e o que não fecha no AM, podem ser lidos a partir da página sete da edição do Diário Oficial de 23 de dezembro de 2020.

Pandemia no Amazonas

Ontem, Manaus bateu um novo recorde de internações de pessoas com covid-19 em 24 horas, com 159 pacientes.

Atualmente, 1.338 pacientes confirmados ou com suspeita de covid-19 aguardando resultado de exame estão internados em hospitais da cidade, sendo 810 (60,5%) na rede pública de saúde e 528 (39,5%) em hospitais privados.

Em todo o AM, 89,1% dos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) destinados para pacientes com o novo coronavírus estão ocupados.

Devido ao aumento no número de casos, mortes e internações por covid-19 no estado, hospitais da capital amazonense voltaram a utilizar câmaras frigoríficas para guardar corpos.

Segundo dados de ontem do governo estadual, o Amazonas já registra 202 mil casos oficiais do novo coronavírus e 5,3 mil mortes decorrentes da doença.