Topo

Esse conteúdo é antigo

Secretária é flagrada chutando homem durante abordagem no RJ

Tatiana Campbell

Colaboração para o UOL, no Rio de Janeiro

25/03/2021 15h33

A prefeitura de Paraíba do Sul exonerou a secretária municipal de Defesa Civil, Segurança e Ordem Pública, Marli de Souza após a mulher aparecer em um vídeo chutando três vezes um homem que foi detido pela Guarda Municipal.

Nas imagens, feitas na última sexta-feira (19) e que circulam pelas redes sociais, é possível ver que Marli participa da abordagem truculenta. Um dos chutes que a ex-secretária realiza chega a acertar a cabeça de Laércio Alves do Nascimento. O caso aconteceu no bairro de Werneck.

Após as agressões da também comandante da Guarda Municipal, outros dois agentes aparecem e arrastam o homem. Alguns populares ainda aparecem pedindo para que os guardas parem de agredir o homem.

A prima de Laércio conversou com o UOL e disse que a família pretende abrir um processo contra a Prefeitura. O homem estava bebendo em um bar da região e, por estar embriagado, não conseguia se defender.

"Eu tentei falar com a Prefeitura, até agora não vi ninguém falando do ocorrido, só o anúncio da mulher [que foi exonerada]. Eu moro em São José dos Campos [SP], então estou vendo tudo de longe, tenho que ir para Paraíba do Sul para resolver. Quero entrar com uma ação contra a Prefeitura. Se não fosse essa filmagem, ia ficar por isso mesmo. Hoje aconteceu com meu primo, mas amanhã pode ser com outra pessoa, é muita covardia. Isso não existe, não se faz com ninguém.", disse Maria das Graças Silva, 42.

Ainda de acordo com os familiares, Laércio Alves prestou queixa hoje na delegacia local. "Em Paraíba do Sul está com toque de recolher por causa da covid. Ele estava na rua bebendo e acabou ficando encachaçado. Meu primo foi agredido por estar na rua depois do horário permitido, ele não estava em condições de se defender. Foi uma ação muito violenta, ele é um ser humano gente", finalizou a autônoma.

Após o ocorrido, a Prefeitura emitiu uma nota dizendo que "repudia qualquer ato de violência e abuso praticado por qualquer servidor público", e "esclarece que, diante dos fatos ocorridos e divulgados, já estão sendo tomadas as medidas administrativas cabíveis para apuração e imputação de responsabilidade aos envolvidos".

A administração municipal nomeou Rodney Alves de Souza, funcionário de carreira da Guarda Civil Municipal de Paraíba do Sul, para ocupar a secretaria. "O novo secretário interino atuou como assessor no Ministério Público no Estado do Espírito Santo e assessor em Direito Penal Militar no estado de Amazonas (sic)."