Topo

Esse conteúdo é antigo

SP: Diretora de UBS é afastada após denúncia de desviar 300 doses de vacina

Denúncia teria sido feita por funcionários da UBS, que fica no Jardim Santo Onofre, em Taboão da Serra (SP) - Reprodução/Google Street View
Denúncia teria sido feita por funcionários da UBS, que fica no Jardim Santo Onofre, em Taboão da Serra (SP) Imagem: Reprodução/Google Street View

Naian Lopes

Colaboração para o UOL

16/04/2021 22h10Atualizada em 17/04/2021 00h16

A diretora de uma UBS (Unidade Básica de Saúde) em Taboão da Serra (SP) foi exonerada preventivamente, enquanto a prefeitura da cidade localizada na região metropolitana de São Paulo investiga uma denúncia de desvio de 300 doses da vacina contra a covid-19.

A prefeitura informou por nota oficial que a demissão da diretora é "preventiva até a conclusão das apurações sobre eventuais responsabilidades sobre o caso por meio do relatório final". Ela ocupava um cargo de livre nomeação e não era efetiva — seu nome não foi divulgado na nota.

A denúncia teria sido feita por funcionários da UBS, que fica no Jardim Santo Onofre. De acordo com a prefeitura, 30 frascos de vacina contra a covid-19, que equivalem a aproximadamente 300 doses, sumiram de dentro de uma geladeira, utilizada para acondicionar o imunizante, conforme orientação do Ministério da Saúde.

Mesmo com a demissão da diretora, a prefeitura fez questão de afirmar que não é possível dizer se houve desvio e também não se sabe se a mulher é a responsável pelo suposto crime.

A demissão aconteceu no dia 8 de abril, mas apenas anteontem a prefeitura tornou o caso público. Como foi aberta uma sindicância para apurar se houve desvio e as responsabilidades da diretora, a administração optou por não fazer denúncia formal junto à Polícia e, por isso, não há inquérito policial até este momento.

A prefeitura afirmou que "não compactua com ações que desrespeitem o Plano Municipal de Imunização contra a Covid-19".

Até hoje, Taboão da Serra aplicou 43.518 doses da vacina contra a covid-19, sendo 28.375 na primeira dose e 15.143 da segunda dose. A cidade tem pouco mais de 293 mil habitantes.

Embora a prefeitura não tenha divulgado o nome da diretora, a informação consta no Diário Oficial Municipal. Como o UOL não conseguiu localizar a diretora ou a sua defesa dela, optou por não revelar a identidade.