RJ: Polícia matou quase 800 pessoas nas favelas em 9 meses, diz jornal
As polícias do estado do Rio de Janeiro mataram 797 pessoas durante operações nas favelas fluminenses nos últimos nove meses. Destas, 85% foram apenas na Região Metropolitana. As mortes aconteceram apesar do STF (Supremo Tribunal Federal) restringir operações policiais nas comunidades do estado durante a pandemia do novo coronavírus.
Os dados dos resultados das operações policiais de outubro do ano passado a março deste ano são do Geni (Grupo de Estudos dos Novos Ilegalismos) da UFF (Universidade Federal Fluminense) e foram divulgados neste domingo pelo jornal inglês "The Guardian".
De acordo com o veículo, entre junho e setembro de 2020, as operações policiais nas favelas do estado caíram 64% em relação ao mesmo período de 2019. No mês seguinte, no entanto, já sob o governo de Cláudio Castro (PSC), que assumiu o Rio de Janeiro em agosto, elas aumentaram 38% em relação ao mês anterior.
Ainda segundo o jornal, nos nove meses seguintes, houve em média quase uma operação por dia nas comunidades do Grande Rio.
A decisão de restringir as operações nas favelas fluminenses durante a pandemia faz parte da ADPF (Ação de Descumprimento de Preceito Fundamental) 635, que questiona a política de segurança pública fluminense e tem relatoria de Edson Fachin.
Nesta sexta-feira (16), aliás, Fachin pediu um "basta" à violência contra negros no estado.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.