Topo

Esse conteúdo é antigo

Banhistas ignoram restrições e vão às praias do Rio no final de semana

Movimentação na Praia de Copacabana, no Rio, ontem. Muitas pessoas são vistas sem máscaras. - BRUNO MARTINS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Movimentação na Praia de Copacabana, no Rio, ontem. Muitas pessoas são vistas sem máscaras. Imagem: BRUNO MARTINS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Do UOL, em São Paulo

25/04/2021 15h34Atualizada em 28/04/2021 11h44

Banhistas foram as praias do Rio de Janeiro neste final de semana, mesmo com a proibição da permanência nas areias e do banho de mar pela prefeitura. Novas medidas restritivas passaram a valer a partir de ontem e seguem em vigor até o dia 3 maio.

A movimentação foi registrada nas praias do Arpoador, Barra da Tijuca, Copacabana e Leme. Hoje, os cariocas aproveitaram a praia da Barra, com pontos de aglomeração na altura do Posto 4 ao Posto 7.

Em imagens feitas pela Agência Estado é possível ver banhistas sem máscara de proteção contra a covid-19. Grupos circulavam pelo calçadão das praias sem distanciamento social. Algumas pessoas se exercitavam na areia da praia, também sem proteção contra o coronavírus.

Mesmo com a flexibilização das medidas restritivas, a Prefeitura do Rio de Janeiro vetou a permanência nas vias, áreas e praças públicas do município no horário das 23h às 5h.

Continuam proibidos, aos sábados, domingos e feriados, a permanência em praias, parques e cachoeiras; além das atividades econômicas na areia das praias, incluindo o comércio ambulante fixo e itinerante.

Também seguem suspensos o funcionamento de boates, danceterias, salões de dança e casas de espetáculo; a realização de eventos, tais como shows, festas e rodas de samba, em áreas públicas e particulares.

A entrada de ônibus e demais veículos de fretamento no município também está suspensa, exceto para aqueles que prestem serviços regulares para funcionários de empresas ou para hotéis; a utilização das pistas de rolamento das avenidas Delfim Moreira, Vieira Souto e Atlântica como áreas de lazer.

Mais de 1.200 autuações no primeiro dia de fiscalização

Foram registradas 1.266 autuações pela Prefeitura do Rio durante o primeiro dia de vigência das medidas de restrição definidas pelo decreto nº 48.787.

Entre as autuações estão multas, interdições a estabelecimentos, infrações sanitárias, multas de trânsito, reboques e apreensões de mercadorias

Ao todo, os fiscais aplicaram multa em 87 bares, restaurantes e ambulantes, e fecharam 26 estabelecimentos flagrados descumprindo o decreto.

A fiscalização foi realizada por agentes da Secretaria de Ordem Pública, Guarda Municipal, Vigilância Sanitária e apoio da Polícia Militar, atuaram em diversos pontos da Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes, Campo Grande, Olaria, Taquara, Tanque, Jacarepaguá, Freguesia, Copacabana, Anil, Centro do Rio, entre outros bairros do Rio.