Topo

Esse conteúdo é antigo

Após ataques, Manaus suspende vacinação e segue sem ônibus; 16 são presos

Siga o UOL no

Do UOL, em São Paulo

07/06/2021 09h05Atualizada em 07/06/2021 20h19

No dia seguinte aos ataques em Manaus, a cidade amanheceu hoje sem a circulação de ônibus e com a suspensão da campanha de vacinação contra covid-19. Além disso, as aulas presenciais foram suspensas nas escolas municipais.

A SSP-AM (Secretaria de Segurança Pública do Amazonas) informou que prendeu na madrugada de hoje mais dois suspeitos pelos ataques, que segundo a polícia foram motivados pela morte de um traficante. Ao todo, já são 16 prisões efetuadas desde o início da onda de incêndios, no último sábado (05).

Um dos presos, segundo a secretaria, é um traficante conhecido como Rato. A polícia diz ter encontrado 50 trouxinhas de entorpecentes na casa do suspeito, no bairro Alvorada, zona centro-oeste de Manaus. Uma criança de 11 anos também foi apreendida na operação sob suspeita de receber R$ 50 para informar sobre a presença de policiais.

A outra prisão foi efetuada no bairro Colônia Terra Nova, zona norte da cidade. Segundo a SSM-AM, o suspeito conhecido como Breno tinha em seu poder uma submetralhadora calibre .40 — enterrada em seu quintal —, porções de cocaína e R$ 3.399 mil.

Ontem, a delegada-geral da Polícia Civil do Amazonas, Emilia Ferraz, informou que 13 presos estavam envolvidos diretamente nos atentados. Uma 14ª pessoa presa teria ordenado os atentados no bairro Redenção. Não foram divulgados detalhes das prisões efetuadas ontem ou os perfis dos suspeitos.

Manaus vive uma onda de violência desde a noite de sábado (05), com registro de incêndios em pelo menos 11 bairros da cidade. Um balanço até as 10h de hoje contabilizava 29 veículos queimados e ataques a oito prédios públicos, incluindo UBS e terminais de ônibus. Além da capital, também foram registrados incêndios em cidades como Iranduba, Parintins, Careiro Castanho, Manacapuru, Carauari e Rio Preto da Eva.

Segundo a SSP-AM, a onda de violência teve início em Manaus no sábado (05) após a morte de um traficante conhecido como "Dadinho" em uma ação da PM (Polícia Militar). Ele seria ligado à facção criminosa Comando Vermelho, que teve origem no Rio de Janeiro, e hoje age em prisões do Amazonas.

Suspensão de atividades

A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas pediu a suspensão da circulação dos ônibus coletivos desde a tarde de ontem. Um ofício foi encaminhado ao Sinetram (Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Amazonas).

Segundo informações da Prefeitura de Manaus, a suspensão foi decidida após reunião entre os órgãos responsáveis. Os ônibus não estão circulando nesta manhã.

Manaus também suspendeu as aulas presenciais durante todo o dia de hoje nas unidades de ensino municipal da cidade. A vacinação contra covid-19 também foi suspensa pela manhã.

Os órgãos da administração estadual irão funcionar preferencialmente por teletrabalho durante o dia, mas os serviços de saúde e segurança não serão interrompidos.

Em nota, a Seap (Secretaria de Estado da Administração Pública) informou que suspendeu as visitas no sistema prisional do estado por tempo indeterminado.

Após ataques, ruas de Manaus amanhecem vazias; violência chega ao interior