Prefeitura de SP termina de colocar cerca em volta da Praça do Pôr do Sol
A Prefeitura de São Paulo concluiu a obra de instalação de uma cerca em volta da praça Coronel Custódio Fernandes Pinheiro, conhecida como Praça do Pôr do Sol, na região de Pinheiros, zona oeste da cidade.
A instalação da cerca na praça teve custo de R$ 652,9 mil e foi alvo de protestos por parte da população e do MPSP (Ministério Público de São Paulo), que se manifestou contra o fechamento do espaço.
Em nota, a Subprefeitura Pinheiros informou que isolou a praça no início da pandemia a fim de evitar aglomeração de pessoas no local. "No processo licitatório para a colocação dos alambrados, foi escolhida a empresa e material de opção mais viável economicamente ao interesse público", diz a nota.
A subprefeitura afirmou ainda que reabertura do espaço ao público "segue em fase de estudos".
MP se manifestou contra após início da obra
O MPSP afirmou que a Prefeitura de São Paulo começou a obra para instalação da cerca antes de receber uma recomendação contrária por parte da Promotoria de Justiça de Habitação e Urbanismo.
O órgão informou que estuda fazer uma consulta pública com a população para verificar se preferem a praça com ou sem o cerceamento. Isso porque há associações de bairro contra e a favor do fechamento, e o tema divide opiniões.
De acordo com o MPSP, a subprefeitura já concordou em fazer essa consulta pública e a ideia é aguardar a melhoria da pandemia para dar início ao processo.
"Isso sem prejuízo do estudo de novas formas de valorização daquele importante espaço comunitário (por exemplo banheiros no local)", disse o órgão, em nota.
Cerca substitui tapumes
A instalação da cerca foi iniciada em 11 de dezembro e atende a pedidos da Saap (Associação Amigos do Alto de Pinheiros) e da Associação de Moradores de City Boaçava.
No entanto, desde abril do ano passado a praça estava fechada com tapumes para impedir a entrada de pessoas. O custo para colocação da barreira provisória foi de R$ 800 mil.
À época, a prefeitura informou que a iniciativa tinha objetivo de "facilitar a conservação do local, que contém características de parque e recebe grande quantidade de frequentadores".
(Com informações do Estadão Conteúdo)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.