Topo

Esse conteúdo é antigo

Frente fria fica para trás e temperaturas disparam; SP pode chegar a 35°C

Amanhecer em meio à névoa e poluição em São Paulo; meteorologistas alertam para baixa qualidade do ar ao longo desta semana - BRUNO ROCHA/FOTOARENA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO
Amanhecer em meio à névoa e poluição em São Paulo; meteorologistas alertam para baixa qualidade do ar ao longo desta semana Imagem: BRUNO ROCHA/FOTOARENA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

Do UOL, em São Paulo

15/08/2021 15h26Atualizada em 16/08/2021 08h47

Depois da passagem de uma frente fria pelo Brasil, que atingiu principalmente Sul, Sudeste e parte do Centro-Oeste, uma grande massa de ar quente e seco deve aumentar as temperaturas pelo país ao longo desta semana.

Segundo previsão do site de meteorologia Climatempo, além do calor intenso, "amplas regiões" devem ligar o alerta para a baixa umidade do ar e o risco de queimadas. As áreas colocadas em destaque são o interior do Paraná, Centro-Oeste do país, interior nordestino, sul da Amazônia, e interior de São Paulo e Minas Gerais.

Quando o assunto é temperatura, ainda de acordo com o Climatempo, os termômetros devem beirar os 40°C em áreas do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rondônia, Acre e Amazonas.

Já no interior do Paraná, de São Paulo e de Minas Gerais o calor deve alcançar a casa dos 35°C.

O site de meteorologia ainda alerta que todas as regiões atingidas pelo calor sofrerão com a baixa umidade, e que a falta de chuva e vento favorecem o acúmulo de poluição, tornando ainda mais crítica a qualidade do ar.

A previsão é de que a umidade relativa do ar deve ficar abaixo de 20% em "amplas áreas do interior paulista, entre o noroeste de Minas e o Triângulo Mineiro, Mato Grosso do Sul, Goiás, DF, Mato Grosso, oeste da Bahia, sul do Piauí e do Maranhão e Tocantins", segundo o Climatempo, ligando o estado de alerta.

Nas demais áreas de São Paulo, inclusive na capital, em Belo Horizonte, no sertão do Nordeste, em Rondônia e no sul do Pará a umidade deve ficar na casa dos 30%, o que corresponde ao estado de atenção, segundo marcas divulgadas pela OMS (Organização Mundial de Saúde) e Unicamp.

São Paulo atingirá temperatura mais alta desde março

O estado de São Paulo deve observar uma disparada nos termômetros nos próximos dias. Na capital, as temperaturas ultrapassarão os 30°C, o que, segundo o Climatempo, não acontece desde março.

Esse novo cenário deve chegar à região na terça-feira (17). Amanhã, áreas de instabilidade ainda irão favorecer a formação de nuvens carregadas no leste do estado, provocando chuvas em área que inclui a Grande São Paulo, litoral, Vale do Paraíba e Vale do Ribeira, mantendo também as temperaturas amenas.

Porém, a partir de terça, o sol e a queda de umidade devem tomar todo o estado, ainda de acordo com o Climatempo. Entre terça-feira (17) e sexta-feira (20), a região metropolitana marca temperaturas próximas aos 30°C. Já no interior, a máxima pode chegar aos 35°C.

Apesar do forte calor, o Climatempo alerta que uma grande amplitude térmica ainda é prevista, com frio nas madrugadas, contrastando com os dias quentes. Já a umidade relativa do ar abaixo dos 20% na região liga o alerta para possíveis incêndios e necessidade de hidratação reforçada.

Porto Alegre: Cidade será capital do Sul com mais calor

Além de São Paulo, outras capitais também enfrentarão mudança brusca de temperatura nesta semana. No Sul, Porto Alegre deve observar a onda de calor mais intensa.

O dia mais quente será na quinta-feira (19), com máxima de 33°C na cidade.

No Sudeste, a capital mais quente será o Rio De Janeiro, com máximas que também chegam aos 33°C até o fim da semana, de acordo com o Climatempo.