Topo

Esse conteúdo é antigo

Granizo e hipotermia: Vídeo mostra desespero em resgate de avó e neta em MG

Do UOL, em São Paulo

28/09/2021 13h10Atualizada em 28/09/2021 13h11

Moradores de um bairro de Ribeirão das Neves (MG) passaram por momentos de tensão durante a forte chuva que atingiu a cidade na noite de ontem. Ao perceberem a passagem de um carro do Corpo de Bombeiros, que estava a caminho de outro atendimento, os vizinhos pararam o veículo, aos gritos, para pedir ajuda no resgate de uma senhora de 54 anos e da neta, de 6 anos, que estavam se afogando.

Dois militares estavam na Unidade de Resgate e entraram na água para realizar o resgate às pressas, próximo de córrego de esgoto que passa atrás das residências, no bairro Neviana. Em alguns pontos, a água havia chegada a 3 metros.

Uma barreira de gelo que se formou na enchente dificultou o trabalho dos bombeiros. Com a água muito gelada, um dos militares teve princípio de hipotermia, enquanto o outro tentava quebrar a camada de gelo.

O cabo Nilson e o soldado Nicolas Vaz - Corpo de Bombeiros de Minas Gerais - Corpo de Bombeiros de Minas Gerais
O cabo Nilson e o soldado Nicolas Vaz, que realizaram o resgate, visitaram Silvana e a neta no hospital. Elas se recuperam bem
Imagem: Corpo de Bombeiros de Minas Gerais

Dois militares, o Cabo Nilson e o Soldado Nicolas Vaz, entraram na água pela avenida principal e tentaram nadar até o local onde a senhora estava com sua neta pedindo socorro. De acordo com os bombeiros, devido ao congelamento das mãos, braços e pernas, o militar teve dificuldade em nadar.

Após acessar a residência que estava submersa por um outro ponto, os militares localizaram a mulher. Identificada como Silvana, ela já estava sem forças dentro da água e com hipotermia quando foi encontrada. Um barco de populares foi usado para realizar o resgate.

Em um vídeo divulgado pelos bombeiros, é possível ver um militar na água buscando outras vítimas. Nas imagens, é possível ver blocos grandes de gelo boiando, enquanto moradores gritam tentando auxiliar o militar.

Avó e neta foram resgatadas com hipotermia e algumas lesões e se recuperam bem no hospital. Um dos bombeiros também precisou de atendimento médico e passa bem.

A forte chuva que atingiu algumas cidades de Minas Gerais na noite de ontem trouxe muitos problemas para os moradores. Além de ruas alagadas, muitos bairros ficaram sem energia elétrica e sem água.

Segundo nota da Copasa, "devido à falta de energia elétrica por parte da concessionária responsável na área da unidade de captação de água, o abastecimento foi interrompido, emergencialmente, nos bairros Santa Cecília, São Francisco de Assis e São Pedro, em Esmeraldas, e nos bairros Fazenda Castro, Florença, Jardim Verona, San Genaro, Vale das Acácias, e Veneza, em Ribeirão das Neves". A previsão é de que o abastecimento retorne ao longo do dia.