PUBLICIDADE
Topo

Cotidiano

Temporais ganham força no Brasil e fim de semana tem previsão de chuva

Um forte temporal durante a madrugada desta quinta-feira (14), em Campo Mourão, na Região Centro-Oeste do Paraná - DIRCEU PORTUGAL/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO
Um forte temporal durante a madrugada desta quinta-feira (14), em Campo Mourão, na Região Centro-Oeste do Paraná Imagem: DIRCEU PORTUGAL/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

Do UOL, em São Paulo

14/10/2021 14h05Atualizada em 14/10/2021 14h05

Uma forte instabilidade, que se originou no Paraguai, avançou para o sul do Brasil e pelo Mato Grosso do Sul, trazendo nuvens muito carregadas para diversas regiões do país. Segundo a Climatempo, o fenômeno somado com a chegada de uma nova frente fria pela costa brasileira deverá ocasionar muita chuva e temporais em vários estados e o tempo chuvoso deve se manter até segunda-feira (18), com temperaturas mínimas indicando leve frio em algumas áreas.

A mudança já começa a ser sentida em Santa Catarina e no Paraná, além do centro-sul do Mato Grosso do Sul. O registro de ventos fortes com rajadas superaram os 70 km/h em diferentes lugares do estado catarinense, chegando aos 102 km/h em Xanxerê, no oeste catarinense. A previsão não descarta a possibilidade de granizo nestas regiões, incluindo no oeste de São Paulo.

Os temporais deverão tomar conta do interior do Paraná, centro, sul e leste do Mato Grosso do Sul e Oeste de São Paulo. Demais regiões do estado paulista, incluindo a Grande São Paulo, Goiás, Distrito Federal, e Minas Gerais também devem sentir chuvas intensas, mas de forma mais isolada.

As chuvas fortes também podem ser registradas com raios e ventos em Santa Catarina, no Paraná e no litoral de São Paulo, além do sul do Rio de Janeiro e Minas Gerais, incluindo Belo Horizonte. No Rio Grande do Sul, por conta da circulação de ventos, as chuvas poderão intercalar com aberturas de sol.

Tocantins, Pará, Rondônia, Mato Grosso, Bahia e Roraima poderão sentir algumas precipitações de moderada a forte.

Amanhã a previsão é a de que os temporais continuem, especialmente em São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina, norte do Rio Grande do Sul e no centro-sul dos estados de Minas Gerais e Mato Grosso do Sul. A formação de uma nova passagem de frente fria na costa das regiões sul e sudeste devem reforçar a instabilidade durante o fim de semana.

Espera-se que, durante os próximos dias, também ocorra redução nas temperaturas, principalmente nos estados de Santa Catarina e Paraná, centro-sul de Minas Gerais e de Goiás, Rio de Janeiro, Espírito Santo, São Paulo, Mato Grosso do Sul, oeste e sul de Mato Grosso.

Em Florianópolis, os termômetros não devem ultrapassar os 23ºC e em Porto Alegre e Curitiba a mínima pode chegar a 11ºC no final de semana. Já na capital paulista, as temperaturas devem ficar entre 15ºC e 24ºC no fim de semana, enquanto em Campo Grande a temperatura deve ficar entre 26ºC e 18ºC;

Já no nordeste, o tempo deve continuar seco e com sol forte no norte da Bahia, interior de Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, quase todo o Piauí e Maranhão, além do norte do Pará. De acordo com a Climatempo, a umidade está baixa no extremo norte do Brasil e por isso poucas nuvens se formam nestas áreas.

Cotidiano