Topo

Esse conteúdo é antigo

Paraty: Mãe de copiloto de avião que sumiu cita 'desencontro' nas buscas

Do UOL, em São Paulo

25/11/2021 09h39Atualizada em 25/11/2021 15h09

Ana Regina, a mãe do copiloto José Porfírio Júnior, que estaria no avião que desapareceu entre Ubatuba (SP) e Paraty (RJ), afirmou ter se juntado às buscas pelo filho na região. As equipes de bombeiros foram acionadas por volta das 23h45 de ontem para atender a ocorrência. Na manhã de hoje, a Força Aérea Brasileira informou que localizou destroços que podem ser da aeronave desaparecida.

Em vídeo enviado ao "Bom Dia SP", Ana Regina afirmou que se locomoveu para Paraty para ajudar nas buscas e que havia acionado todos os órgãos competentes para localizar a aeronave.

Chegamos em Paraty agora, às 5h da manhã. Soubemos da queda do avião ontem as 21h10. Foram acionados todos os órgãos para fazer a busca. Tudo desencontrado, um sabia de nada, o outro também não sabia de nada. A gente ligou para a Capitania dos Portos, vários órgãos, Salvaero... Só ia começar a busca agora pela manhã, porque não era de jurisdição de um e outro.

Ela afirmou que alugaria um barco para ir até o local onde a aeronave foi registrada.

O helicóptero iria sair da base aérea as 3h da manhã porque teve que ser acionada equipe. Teve pane e só saiu 4h17. Chegou aqui e vamos tentar alugar barco e ir onde estão as coordenadas que nos falaram da queda.

Equipes de bombeiros estão no local em operação de resgate. A aeronave, segundo consulta ao RAB (Registro Aeronáutico Brasileiro) pertence ao copiloto e está registrada para realizar serviços aéreos privados.

O Comando da Aeronáutica informou em nota enviado ao UOL que o Centro de Coordenação de Salvamento Aeronáutico de Curitiba (ARCC-CW), unidade da Força Aérea Brasileira responsável por coordenar as operações de buscas aéreas na região, foi notificado na noite de ontem sobre o desaparecimento da aeronave.

As buscas iniciaram às 4h15 de hoje, com a utilização de óculos de visão noturna. Por volta das 6h35, a Força Aérea Brasileira localizou destroços no mar que, segundo o órgão, possuem probabilidade de serem da aeronave desaparecida. "A localização foi repassada aos órgãos de busca marítima e os voos continuam", finaliza nota.

Permissões

O avião não tinha autorização para fazer táxi aéreo, segundo o RAB (Registro Aeronáutico Brasileiro). O veículo é do modelo PA-34-220T e pertence ao copiloto, José Porfírio de Brito Júnior.

Apesar da autorização para táxi aéreo negada, o registro da aeronave aponta que ela está liberada para fazer voos noturnos privados e está com documentação regular.

O UOL entrou em contato com a mãe e a namorada do copiloto para mais informações e aguarda retorno.