Topo

Esse conteúdo é antigo

Ursa-de-óculos ameçada de extinção chega ao DF para conhecer 'namorado'

Liz ficará em área isolada do Zoológico de Brasília até entrar em contato com o urso Ney - Marcella Lasneaux/Zoológico de Brasília
Liz ficará em área isolada do Zoológico de Brasília até entrar em contato com o urso Ney Imagem: Marcella Lasneaux/Zoológico de Brasília

Do UOL, em São Paulo

06/12/2021 10h44Atualizada em 06/12/2021 10h44

O zoológico de Brasília recebeu sua mais nova moradora na última quinta-feira (2): Liz, a ursa-de-óculos, fêmea da única espécie de urso que existe na América do Sul e que está ameaçada de extinção.

Liz veio do zoológico de Salvador já com o objetivo de ser parceira de procriação do urso Ney, da mesma espécie, que vive em Brasília desde 2017.

A escolha foi feita com base em uma pesquisa científica genealógica dos ursos em zoológicos brasileiros que recomendou o pareamento entre Liz e Ney devido à maior variabilidade genética entre os dois indivíduos.

Agora, a ursa deve passar 30 dias de quarentena, em um local temporário dentro do Zoológico de Brasília, antes de ter o primeiro contato com o urso Ney.

"A expectativa é que mês que vem os dois já estejam juntos, no mesmo recinto, e que, em breve, possam contribuir, de fato, para a conservação da espécie. O nosso objetivo é que Liz, Ney e seus filhotes façam parte dos programas de conservação internacionais para a espécie urso-de-óculos", disse o Zoológico em nota.

O urso Ney passou por um longo tratamento veterinário, mas no final de novembro já estava recuperado, segundo a equipe do Zoológico.