Topo

Esse conteúdo é antigo

Previsão do tempo: Ciclone se aproxima do RJ e Sudeste terá semana chuvosa

Segunda-feira tem chance de chuva nas capitais paulista e fluminense - ROBERTO CASIMIRO/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO
Segunda-feira tem chance de chuva nas capitais paulista e fluminense Imagem: ROBERTO CASIMIRO/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

Do UOL, em São Paulo

06/12/2021 07h49

São Paulo começa a semana com chuva, e a temperatura máxima não deve superar os 28ºC até sexta-feira. Já no Rio, a formação de um ciclone no oceano mudará o tempo aumentando o risco de temporais na cidade. A mudança é resultado da formação de uma área de baixa pressão entre a costa paulista e fluminense, com possibilidade de evolução para um ciclone subtropical, e que deve provocar chuvas em toda a região Sudeste nesta semana.

Segundo a Climatempo, as pancadas mais intensas devem ocorrer no norte paulista, Vale Do Paraíba e em todo o estado do Rio de Janeiro. A chuva pode vir acompanhada por raios e ventos fortes, o que pode provocar queda de árvores e outros transtornos.

Em São Paulo, a segunda-feira começa com muitas nuvens e termômetros na casa dos 17°C. No final da manhã, há probabilidade de chuvas isoladas, que ganham força e se espalham pela cidade durante a tarde, com risco de formação de alagamentos. A grande quantidade de nuvens e a chuva inibem a livre elevação das temperaturas. Máxima de apenas 24°C com taxas de umidade do ar acima dos 45%, segundo o CGE (Centro de Gerencimento de Emergências Climáticas).

Amanhã, os termômetros ficam em média na marca dos 16°C, com vento de sul/sudeste. O dia será marcado por muitas nuvens e chuva fraca intermitente, por vezes moderada no decorrer do dia. O tempo fechado não favorece a elevação das temperaturas, que não superam os 21°C. Umidade do ar em alta, com valores mínimos acima dos 60%. No final de semana a temperatura sobe, com máximas de 30ºC no sábado e 33ºC no domingo.

Veja a previsão para a toda a semana na cidade de São Paulo, segundo o Jornal do Tempo:

Segunda-feira: mínima de 19ºC; máxima de 28ºC
Terça-feira: mínima de 16ºC; máxima de 24ºC
Quarta-feira: mínima de 17ºC; máxima de 25ºC
Quinta-feira: mínima de 17ºC; máxima de 24ºC
Sexta-feira: mínima de 17ºC; máxima de 28ºC
Sábado: mínima de 20ºC; máxima de 30ºC

No Rio de Janeiro, áreas de instabilidade associadas à formação de um sistema de baixa pressão influenciarão o tempo de hoje. O dia terá predomínio de céu nublado e há previsão de pancadas isoladas de chuva moderada a qualquer momento. As temperaturas caem em relação ao domingo, com mínima de 18°C e máxima de 30°C, de acordo com o Alerta Rio. Há chance de ventos moderados de até 51,9 km/h. O tempo continuará instável na quarta e quinta-feira.

Veja a previsão para a toda a semana na cidade do Rio, segundo o Jornal do Tempo:

Segunda-feira: mínima de 21ºC; máxima de 29ºC
Terça-feira: mínima de 20ºC; máxima de 27ºC
Quarta-feira: mínima de 19ºC; máxima de 28ºC
Quinta-feira: mínima de 22ºC; máxima de 29ºC
Sexta-feira: mínima de 20ºC; máxima de 30ºC
Sábado: mínima de 23ºC; máxima de 33ºC

No Espírito Santo, a semana começa com muita chuva, principalmente na região da capital Vitória, com grandes volumes acumulados e alto risco para transtornos como alagamentos, transbordamentos e deslizamentos de encostas. A chuva também vem acompanhada por fortes rajadas de vento e descargas elétricas, que podem ocasionar queda de árvores, segundo a Climatempo.

Outro fenômeno, o Alta da Bolívia, sistema de alta pressão atmosférica, segue provocando chuva na região Centro-Oeste.

A chuva mais volumosa e persistente é prevista no centro-oeste e norte de Mato Grosso e também nas áreas do oeste de Goiás, inclusive no Distrito Federal. No começo desta semana, a situação é de alerta para temporais com risco para descargas elétricas e rajadas de vento.