Topo

Esse conteúdo é antigo

Vídeo: PM agride homem com tapas e chute durante abordagem em SP

Do UOL, em São Paulo

09/12/2021 22h10Atualizada em 09/12/2021 23h57

Um policial militar foi gravado agredindo um homem durante uma abordagem na madrugada de hoje, no Jardim Brasil, zona norte de São Paulo. Ele e o parceiro que o protegeu, fazendo uso de arma de fogo, e sem impedir o comportamento violento, foram afastados da corporação.

O vídeo, gravado por uma testemunha, mostra dois PMs abordando três rapazes, alinhados perto de uma calçada. Durante os questionamentos, um rapaz negro faz um sinal negando envolvimento com a situação descrita pelos policiais e aponta para o terceiro abordado — um homem branco, de moletom preto, que estava ao seu lado. Em seguida, os dois primeiros rapazes começam a se afastar e os agentes focam no indivíduo apontado, que estava de pé, em frente a uma bicicleta no chão.

Nesse momento, um dos oficiais entrega algo não identificado ao jovem e, pouco depois, aponta a arma para ele. Enquanto isso, o segundo PM dá um tapa na cabeça do rapaz e eleva a voz, ordenando-o que pegue a bicicleta no chão. Quando tenta obedecer ao policial e abaixa o rosto, o jovem é surpreendido por um chute e cai. Os agentes são vistos voltando à viatura estacionada, enquanto o rapaz não esboça mais movimentos.

As imagens, com a placa e identificação do carro policial captadas pela gravação, foram encaminhadas à PM. A Polícia Militar de São Paulo confirmou que os profissionais são integrantes do 5º Batalhão do estado.

Questionada pelo UOL, a corporação não informou qual seria o motivo da abordagem, se havia suspeita de crimes na ocasião ou se os jovens foram encaminhados a uma delegacia. A instituição, no entanto, informou que um inquérito foi instaurado para investigar o caso e que ambos os agentes já estão afastados de suas funções. A identidade dos PMs e dos rapazes abordados não foram reveladas.

"A Polícia Militar repudia veementemente tal ato e reafirma seu compromisso de proteger as pessoas e respeitar as leis, sendo absolutamente implacável contra eventuais desvios de conduta de seus agentes", disse a PM, em nota oficial.