Topo

Esse conteúdo é antigo

SP terá virada no tempo; chuva aumenta em três regiões e Bahia terá trégua

Depois do final de semana de calor na cidade de São Paulo, há expectativa para temporais e com grandes volumes acumulados até o fim da semana. - cris faga
Depois do final de semana de calor na cidade de São Paulo, há expectativa para temporais e com grandes volumes acumulados até o fim da semana. Imagem: cris faga

Do UOL, em São Paulo

13/12/2021 07h41

Depois do final de semana de calor, a cidade de São Paulo se prepara para uma semana de instabilidade no tempo. Há expectativa de temporais, com grandes volumes de precipitação acumulados até o fim da semana. O mesmo vale para outros estados do Sudeste e as regiões Centro-Oeste e Norte.

Segundo a Climatempo, as condições do tempo, que incluem circulação dos ventos em baixos níveis da atmosfera, favorecem a formação de nuvens muito carregadas sobre o estado de São Paulo a partir de hoje.

A segunda-feira terá predomínio de sol e calor na capital paulista, com mínima prevista em 21°C e máxima de 31°C, segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas de São Paulo). Entre o meio da tarde e o início da noite, a entrada da brisa marítima favorece a formação de áreas de instabilidade que provocam chuvas isoladas acompanhadas de trovoadas e rajadas de vento. Há potencial para formação de alagamentos.

Amanhã, o sol aparece entre muitas nuvens e o tempo fica abafado na cidade. Do meio para o fim da tarde, áreas de instabilidade se formam e há potencial para chuva moderada a forte com formação de alagamentos. Os termômetros ficam entre 21°C e 29°C.

Entre terça e sexta, com a atuação de um corredor de umidade, as condições para chuva seguem bastante elevadas no estado e vários temporais são previstos para o interior, Grande São Paulo e litoral. Quanto às temperaturas, não há expectativa de frio.

Trégua na Bahia e mais chuva até o próximo fim de semana

De acordo com a Climatempo, a previsão é de que até o próximo fim de semana uma nova Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) se configure sobre o país trazendo mais chuvas. A ZCAS é o principal sistema meteorológico do verão no Brasil responsável por um período prolongado de chuva frequente e volumosa sobre parte das regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste.

A chuva será volumosa nos três estados do Centro-Oeste, no Distrito Federal, em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e sobre muitos estados da região Norte.

A previsão é de uma sequência de dias com bastante nebulosidade e com chuva que vai e volta nessas áreas, inclusive nas capitais São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Goiânia, Brasília, Campo Grande e Cuiabá.

As fortes chuvas que provocaram situações de emergência no sul da Bahia devem dar uma trégua neste início da semana. Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) não há previsão de chuvas intensas até amanhã.

Após quase uma semana de chuvas torrenciais que deixaram casas inundadas, rios transbordados e estradas e pontes destruídas e algumas cidades incomunicáveis, as inundações deixaram cinco mortos e mais de 3.000 pessoas desalojadas no estado. Ao todo, 70.000 pessoas foram afetadas.