Rui Costa: 'Não conheço na história da Bahia um desastre dessa proporção'
O governador da Bahia, Rui Costa (PT), classificou as chuvas que atingem as regiões sul e sudoeste do estado como uma "tragédia muito singular". Em entrevista à Globo News hoje, Costa afirmou que "não conhece na história da Bahia um desastre dessa proporção". Até agora, 18 pessoas morreram por causa dos temporais, segundo o Corpo de Bombeiros.
Às 16h de hoje, o governo da Bahia atualizou para 58 o número de cidades atingidas pelas chuvas e alertou que esse dado ainda pode ser atualizado ao longo do dia.
O governo estadual decretou situação de emergência em 72 cidades baianas. Com isso, o Executivo pode mobilizar todos os seus órgãos para ações de resposta ao desastre. Os bombeiros têm postos avançados nas cidades baianas de Ilhéus, Itapetinga, Vitória da Conquista, Ipiaú e Santa Inês para facilitar o atendimento às vítimas.
"Infelizmente, em toda a região sul da Bahia o cenário é devastador. Há muitas comunidades e centros comerciais completamente embaixo d'água", afirmou o governador.
Costa disse, ainda, que há localidades com interrupção no fornecimento de água e energia elétrica."Temos locais em que a água está no nível da linha de energia do poste".
O petista sobrevoou cidades afetadas na manhã deste domingo (26). Segundo ele, ainda há pessoas ilhadas e aguardando resgate. Nesses casos, a orientação é para que as pessoas saiam de suas casas e busquem ficar em lugares altos. Botes e helicópteros estão sendo utilizados para fazer os resgates.
O balanço divulgado pela Superintendência de Proteção e Defesa Civil do Estado (Sudec) na tarde de ontem contabilizava 4.185 desabrigados e 11.260 desalojados. No total, segundo o órgão, 378.286 pessoas foram atingidas pelas chuvas; 286 ficaram feridas.
'É assustador', diz governador
De acordo com o governador, as chuvas diminuíram, mas o nível da água continua subindo em cidades localizadas em meio a rios e barragens.
Em vídeo postado às 13h22 no seu perfil do Twitter, o governador Rui Costa (PT) informou que havia 37 municípios debaixo d'água — esse número foi atualizado para 58.
Acabei de chegar aqui de Itabuna, de Itajuípe. As imagens são muito fortes, com grande quantidade de casas embaixo de água
"É uma tragédia gigantesca, não lembro se na história recente da Bahia tem algo dessa proporção. É algo realmente assustador pelo número de casas, de ruas e de localidades completamente embaixo de água", complementou, em vídeo postado em sua conta no Twitter.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.