Topo

Esse conteúdo é antigo

Rui Costa: 'Não conheço na história da Bahia um desastre dessa proporção'

Do UOL, em São Paulo

26/12/2021 16h00Atualizada em 26/12/2021 17h20

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), classificou as chuvas que atingem as regiões sul e sudoeste do estado como uma "tragédia muito singular". Em entrevista à Globo News hoje, Costa afirmou que "não conhece na história da Bahia um desastre dessa proporção". Até agora, 18 pessoas morreram por causa dos temporais, segundo o Corpo de Bombeiros.

Às 16h de hoje, o governo da Bahia atualizou para 58 o número de cidades atingidas pelas chuvas e alertou que esse dado ainda pode ser atualizado ao longo do dia.

O governo estadual decretou situação de emergência em 72 cidades baianas. Com isso, o Executivo pode mobilizar todos os seus órgãos para ações de resposta ao desastre. Os bombeiros têm postos avançados nas cidades baianas de Ilhéus, Itapetinga, Vitória da Conquista, Ipiaú e Santa Inês para facilitar o atendimento às vítimas.

"Infelizmente, em toda a região sul da Bahia o cenário é devastador. Há muitas comunidades e centros comerciais completamente embaixo d'água", afirmou o governador.

Costa disse, ainda, que há localidades com interrupção no fornecimento de água e energia elétrica."Temos locais em que a água está no nível da linha de energia do poste".

O petista sobrevoou cidades afetadas na manhã deste domingo (26). Segundo ele, ainda há pessoas ilhadas e aguardando resgate. Nesses casos, a orientação é para que as pessoas saiam de suas casas e busquem ficar em lugares altos. Botes e helicópteros estão sendo utilizados para fazer os resgates.

O balanço divulgado pela Superintendência de Proteção e Defesa Civil do Estado (Sudec) na tarde de ontem contabilizava 4.185 desabrigados e 11.260 desalojados. No total, segundo o órgão, 378.286 pessoas foram atingidas pelas chuvas; 286 ficaram feridas.

'É assustador', diz governador

De acordo com o governador, as chuvas diminuíram, mas o nível da água continua subindo em cidades localizadas em meio a rios e barragens.

Em vídeo postado às 13h22 no seu perfil do Twitter, o governador Rui Costa (PT) informou que havia 37 municípios debaixo d'água — esse número foi atualizado para 58.

Acabei de chegar aqui de Itabuna, de Itajuípe. As imagens são muito fortes, com grande quantidade de casas embaixo de água

"É uma tragédia gigantesca, não lembro se na história recente da Bahia tem algo dessa proporção. É algo realmente assustador pelo número de casas, de ruas e de localidades completamente embaixo de água", complementou, em vídeo postado em sua conta no Twitter.

Prioridade é resgatar ilhados, diz governador

Segundo Rui Costa, a prioridade agora é resgatar quem ainda está ilhado.

"Nesse momento [o objetivo é] salvar as pessoas com botes, helicópteros. Tirar as pessoas de cima dos telhados, de cima das casas, de pontos ilhados", afirmou o governador, que está preocupado com os danos causados pelas chuvas às estradas federais, muitas delas interrompidas.

"Porque elas levam assistência a essas comunidades isoladas", afirmou. "Nesse momento a preocupação maior é retirar as pessoas das áreas de risco."

Apoio de outros estados

Costa agradeceu a ajuda enviada por outros estados, como Minas Gerais, Sergipe, Rio Grande do Norte, Paraíba, Maranhão e Ceará.

"Já estamos fazendo resgates das pessoas com apoio de pessoal, material e aeronave dos estados de Minas, Sergipe e está se deslocando de outros estados, como São Paulo. Recebemos mensagem do governador [João] Doria (PSDB)", afirmou.

Ele prometeu montar diversos postos de apoio em razão da extensão territorial do estrago, "muito maior do que há duas semanas".

Força-tarefa com bombeiros de 8 estados

Uma força-tarefa com 161 pessoas composta por bombeiros militares da Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Norte, Maranhão, Paraíba, Sergipe, além das Policias Militar da Bahia e da Rodoviária Federal, está atuando na Operação no Sul da Bahia. Vinte viaturas, 10 aeronaves, oito botes e um barco também foram mobilizados.

Esse "apoio avançado de operação de distribuição de assistência humanitária" contará com helicópteros. Em Itapetinga, as aeronaves serão abastecidos por caminhões deslocados com combustível "para não perder tempo de viagem".

"A outra linha é da assistência: garantir a cesta básica, colchão, agasalho", afirmou.

Enxurrada em Itabuna e peixes em aeroporto

Neste domingo, circula nas redes sociais um vídeo que mostra dezenas de botijões de gás sendo levados por uma enxurrada em Itabuna.

Em Ilhéus, a cheia do Rio Cachoeira levou peixes ao aeroporto da cidade.