Topo

Tem água vertendo por cima e dos lados de barragem em MG, diz bombeiro

Do UOL, em São Paulo

10/01/2022 10h36

A situação é crítica na barragem hidrelétrica da Usina do Carioca, na cidade de Pará de Minas, a 83 km de Belo Horizonte, após as fortes chuvas no estado. De acordo com o tenente Pedro Aihara, porta-voz do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, "tem água vertendo por cima e dos lados", elevando o risco de rompimento.

Ontem (9), a prefeitura emitiu um alerta pedindo a moradores da região que deixem suas casas devido ao risco iminente de rompimento da estrutura, que pertence à empresa Santanense. Na manhã de hoje (10), Aihara afirmou à CNN Brasil que a situação da represa segue preocupante.

A gente tem água vertendo tanto por cima da barragem como dos lados. Em decorrência disso, as comportas já foram abertas, mas mesmo assim o fluxo de água é tão intenso que foi necessária a evacuação preventiva e emergencial das comunidades."
Pedro Aihara, porta-voz dos Bombeiros de MG

As comunidades afetadas ficam na calha do rio São João e do rio Pará desde o distrito de Carioca até o distrito de Pitangui, afirmou o bombeiro.

"A situação está sendo monitorada a todo instante", afirma. "Existem várias equipes fazendo a retirada de pessoas ilhadas, sem acesso, da região para que a gente possa levar a população para fora dessa área da mancha de inundação caso ocorra qualquer tipo de problema estrutural e algum tipo de rompimento."

Também à CNN, o prefeito da cidade, Elias Diniz (PSD), disse hoje que, "se a represa vier a romper, nós já temos todo um plano de ação".

"Não [tem ninguém no caminho da água caso a represa rompa]. Ontem nós já fizemos o deslocamento dessas famílias. Porém nós sabemos que muitos retornam para as suas casas", afirmou. "Estamos mapeando todos e reiterando o pedido para que as pessoas saiam de suas casas."

"Já deslocamos na parte de Pará de Minas 30 pessoas, e na parte que envolve uma cidade aqui próxima, Onça do Pitangui, e em Conceição do Pará, mais 100 pessoas. E estamos atualmente com duas famílias ilhadas", disse o prefeito, que prometeu enviar um helicóptero para resgatar essas pessoas.

Nós detectamos de madrugada uma ruptura no duto que leva a água até a turbina dessa usina. Com isso nós precisamos reavaliar, juntamente com a equipe de engenharia, quais são os possíveis danos e se ela continua ainda com o risco de ruptura."
Elias Diniz (PSD), prefeito de Pará de Minas

Ontem, a prefeitura divulgou o seguinte alerta:

Esse é um alerta sério, e nós pedimos a todos vocês que repassem esse alerta. É um risco devido às intensas chuvas. E, para evitar uma tragédia maior, estamos fazendo esse alerta.
Prefeitura de Pará de Minas, nas redes sociais

Em vídeo compartilhado pela PRF (Polícia Rodoviária Federal) de Minas Gerais, um sargento do Corpo de Bombeiros de Pará de Minas reforçou a orientação para que os moradores da região deixem suas casas imediatamente.

Segundo a prefeitura, o abastecimento de água na cidade "poderá ser prejudicado devido às fortes chuvas". A concessionária Águas de Pará de Minas "solicita aos clientes que usem a água de forma consciente até que a situação seja normalizada".

O município informou ainda que "já está em funcionamento o ponto de apoio em Carioca, no posto de saúde e no salão ao lado da igreja". "O objetivo é receber as famílias dos moradores das imediações da barragem que não têm para onde ir", diz o texto postado nas redes sociais.