Topo

Esse conteúdo é antigo

Jornalista do The Intercept é ameaçado durante férias com mulher e filho

O jornalista Leandro Demori sofreu ameaça no domingo (9) - Renato Parada/Divulgação
O jornalista Leandro Demori sofreu ameaça no domingo (9) Imagem: Renato Parada/Divulgação

Do UOL, em Brasília

11/01/2022 21h14

Leandro Demori, jornalista e editor-executivo do site The Intercept Brasil, relatou ter sido perseguido e intimidado em Balneário Camboriú (SC) enquanto estava de férias passeando com a esposa e o filho. O episódio ocorreu no domingo (9).

"O meliante, um clássico 'cidadão de bem', achou por bem perseguir e intimidar um pai e uma mãe que passeavam distraídos com uma criança de 3 anos em um carrinho de bebê. Estamos bem, depois do susto", falou pelo Twitter.

O jornalista acionou a Polícia Militar de Santa Catarina e agradeceu "pela pronta identificação do sujeito". Demori espera que o caso "sirva de lição: quem fizer isso vai ser achado, sempre".

A Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) publicou uma nota em que repudia a ameaça sofrida pelo editor-executivo: "O trabalho jornalístico está sujeito ao escrutínio da sociedade, mas é preocupante a escalada da agressividade direcionada aos profissionais em razão do trabalho que realizam de informar, apurar e fiscalizar o poder público, as figuras de interesse público e as instituições".

Demori é conhecido, principalmente, por sua contribuição com a série de reportagens sobre a Lava Jato, batizada de Vaza Jato. Desde então, o jornalista tem sofrido ameaças e o governo brasileiro recebeu recomendação da ONU (Organização das Nações Unidas) para oferecer medidas protetivas a ele, o que não foi acatado.