Halo solar: Fenômeno forma 'arco-íris' em torno do sol em PE
Um fenômeno conhecido como halo solar chamou a atenção dos pernambucanos na manhã desta quinta-feira (13). Na forma de uma espécie de arco-íris em volta do Sol, ele surgiu após os mais de 30 milímetros de chuva que caíram na região da Região Metropolitana do Recife e pôde ser observado em cidades do Agreste e da Zona da Mata do estado.
Nas redes sociais, moradores de diversas áreas registraram o fenômeno em fotos e vídeos, durante toda a manhã. O espetáculo durou cerca de 30 minutos.
O halo solar ocorre sempre que a luz do Sol, ao passar pela atmosfera terrestre, ultrapassa cristais de gelo. Os halos se formam entre 5 a 10 quilômetros na troposfera superior, causados por nuvens do tipo Cirrostratus, que são carregadas com esses cristais de gelo.
"Quando a luz solar passa através dessas nuvens há uma refração da luz e o halo surge", explicou a meteorologista Aparecida Fernandes, da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac).
A forma e a orientação particulares dos cristais são responsáveis pelo tipo de halo observado. A luz é refletida e refratada pelos cristais de gelo e pode dividir-se em cores por causa da dispersão, semelhante ao arco-íris.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.