Topo

Esse conteúdo é antigo

Halo solar: Fenômeno forma 'arco-íris' em torno do sol em PE

Fenômeno é provocado pela refração da luz solar em nuvens carregadas de cristais de gelo - Reprodução/Prefeitura de Recife
Fenômeno é provocado pela refração da luz solar em nuvens carregadas de cristais de gelo Imagem: Reprodução/Prefeitura de Recife

Colaboração para o UOL, em Santos

13/01/2022 14h54

Um fenômeno conhecido como halo solar chamou a atenção dos pernambucanos na manhã desta quinta-feira (13). Na forma de uma espécie de arco-íris em volta do Sol, ele surgiu após os mais de 30 milímetros de chuva que caíram na região da Região Metropolitana do Recife e pôde ser observado em cidades do Agreste e da Zona da Mata do estado.

Nas redes sociais, moradores de diversas áreas registraram o fenômeno em fotos e vídeos, durante toda a manhã. O espetáculo durou cerca de 30 minutos.

O halo solar ocorre sempre que a luz do Sol, ao passar pela atmosfera terrestre, ultrapassa cristais de gelo. Os halos se formam entre 5 a 10 quilômetros na troposfera superior, causados por nuvens do tipo Cirrostratus, que são carregadas com esses cristais de gelo.

"Quando a luz solar passa através dessas nuvens há uma refração da luz e o halo surge", explicou a meteorologista Aparecida Fernandes, da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac).

A forma e a orientação particulares dos cristais são responsáveis pelo tipo de halo observado. A luz é refletida e refratada pelos cristais de gelo e pode dividir-se em cores por causa da dispersão, semelhante ao arco-íris.