Topo

Como é o blindado Guarani, usado pelo Exército contra ataques a Guarapuava

Do UOL, em São Paulo

18/04/2022 13h14

O Exército usou um veículo blindado Guarani para proteger instalações militares em Guarapuava (PR), na madrugada desta segunda-feira (18), durante ataque de uma quadrilha fortemente armada a uma empresa de transporte de valores na cidade.

A VBTP-MR (Viatura Blindada de Transporte de Pessoal Médio sobre Rodas) foi filmada por moradores da cidade de 182 mil habitantes, da região central do Paraná, que postaram diversas imagens da noite violenta nas redes sociais.

Por volta das 22h deste domingo, criminosos armados atiraram contra um batalhão da Polícia Militar, incendiaram carros e fizeram reféns.

Segundo o Exército, um carro blindado Guarani foi usado para transportar militares que chegaram para reforçar a segurança de instalações de administração militar fora do perímetro do quartel, mas não foi usado para ajudar a polícia —como publicaram moradores de Guarapuava nas redes sociais.

O Guarani é um novo modelo de blindado que o Exército ajudou a desenvolver para substituir os antigos Cascavel e Urutu, também de fabricação nacional.

Um lote de 280 unidades foi feito pela multinacional italiana Iveco (subsidiária de Fiat), com participação de engenheiros do Exército brasileiro, e enviado para unidades militares no sul do país. Em agosto de 2012, o valor foi de US$ 240 milhões —pouco mais de R$ 1 milhão cada um.

A fábrica está localizada no Complexo Industrial de Sete Lagoas (MG).

blindado guarani - Luis Kawaguti / UOL - Luis Kawaguti / UOL
Blindado Guarani em operação em São Gonçalo (RJ)
Imagem: Luis Kawaguti / UOL

Chamado VBTR-MR, é um blindado anfíbio sobre rodas para o transporte de tropas. Ou seja, leva até 11 militares a salvo de tiros de fuzil ou explosões de granadas e pode andar tanto em terra como em água.

Alcança uma velocidade de até 110 km/h e tem uma autonomia de 600 quilômetros. Pesa 18 toneladas.

Conta com uma torre para canhão de 30 milímetros e também pode ser equipado com metralhadoras ponto 50 e 7,62 milímetros, segundo o Ministério da Defesa.

O Guarani, que navega com GPS e conta com visão noturna e laser, tem uma montagem de tipo modular, o que permite que, segundo as necessidades, seja equipado com outras armas, sensores, sistemas de comunicação e até torres.

Essa mesma vantagem permite que o veículo seja produzido em diferentes versões, como veículo ligeiro de ataque, de reconhecimento armado, oficina e ambulância.

Um dos fatos que mais agrada os soldados é prosaico: ele possui ar-condicionado. (Com agências)