Topo

Esse conteúdo é antigo

Pipa invade Aeroporto de Guarulhos, impede pousos e causa arremetida

Aeronave A320 da Latam tem passagem bloqueada por pipa que invadiu pista do Aeroporto de Guarulhos (SP). - Reprodução/YouTube
Aeronave A320 da Latam tem passagem bloqueada por pipa que invadiu pista do Aeroporto de Guarulhos (SP). Imagem: Reprodução/YouTube

Colaboração para o UOL, em São Paulo

20/04/2022 10h28Atualizada em 20/04/2022 16h28

Uma aeronave Airbus 380 da companhia Emirates foi impedida de pousar no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, em virtude de uma pipa que apareceu na pista de taxiamento, obstruíndo a passagem de outro avião no local. Os detalhes do episódio foram registrados em vídeo pela SBGR Live, através do circuito de câmeras do aeroporto.

A confusão começou ontem, quando o Airbus 320 da Latam, saído de Belo Horizonte, acabara de aterrissar no aeroporto e estava se deslocando para outra pista próxima, numa operação de taxiamento.

No entanto, o piloto percebeu a presença de uma pipa que havia caído no local e estava bloqueando a passagem da aeronave.

O piloto imediatamente comunicou à torre de controle e manteve a aeronave parada na taxiway. "Quero apenas passar a informação de que acabou de cair uma pipa aqui nessa área. Na lateral, próximo à taxiway [uma das pistas do aeroporto", disse ele. "Tem condições de solicitar a retirada da pipa?".

Enquanto a controladora atendia às suas solicitações, o piloto avisou que não poderia simplesmente seguir adiante e passar por cima da pipa, pois o objeto poderia ser puxado pela força das turbinas e danificá-las. "O rabo da pipa ficou em cima da taxiway, se a gente passar com o motor ali, ela vai ser sugada", avisou ele.

Em seguida, outro avião aparece sobre os céus de Guarulhos e se preparava para pousar, o Airbus A380-800 da Emirates, vindo de Dubai. A torre de controle instruiu o piloto da aeronave a descer por meio da taxiway Oscar, para que evitasse a mesma pista do A320. Contudo, a controladora mudou os planos e solicitou uma arremetida à aeronave estrangeira.

Por outro lado, uma nova aeronave da Latam que também se preparava para o pouso recebeu as mesmas recomendações da controladora, pois o A320 ainda estava parado na taxiway esperando a retirada da pipa e sua cauda estava bloqueando parte da pista.

"Arremeta! Tem uma aeronave que teve que parar na taxiway e ela ainda está com a cauda sobre a pista. Arremeta e chame o controle", orientou.

De acordo com informações do site Aeroin, outro avião da Latam se aproximou do aeroporto, visando pousar na pista 09R, à direita, mas foi avisado pela torre de controle que, por segurança, seria melhor se dirigir para a pista 09, localizada à esquerda.

Apesar do distúrbio, o A380 da Emirates conseguiu pousar sem dificuldades em sua segunda tentativa 15 minutos mais tarde.