Topo

Esse conteúdo é antigo

Gerente na Globo e instrutor: Quem são as vítimas de avião que caiu em SP

André Warwar e Wilson Junior não resistiram aos ferimentos após acidente em Boituva - Reprodução/Instagram
André Warwar e Wilson Junior não resistiram aos ferimentos após acidente em Boituva Imagem: Reprodução/Instagram

Pietra Carvalho

Do UOL, em São Paulo

12/05/2022 12h08Atualizada em 12/05/2022 16h45

Os dois homens mortos após o acidente com um avião de paraquedismo em Boituva (SP) foram identificados como o instrutor Wilson José Romão Júnior e André Luiz Warwar, que se apresentava no LinkedIn como gerente de tecnologia na TV Globo.

Eles estavam na aeronave que levava um piloto e 15 passageiros e que, segundo informações preliminares do Corpo de Bombeiros, teria colidido contra uma torre de alta tensão antes de cair em um pasto, de ponta-cabeça, ficando com a parte frontal destruída.

Wilson, que se identificava nas redes como "Juninho Skydive", em referência ao nome em inglês do paraquedismo, compartilhou o vídeo de um salto em seus stories do Instagram momentos antes do acidente, registrado no início da tarde de ontem.

Imagens do tipo dominam o perfil do rapaz, que recebeu inúmeras homenagens nos comentários. Muitos deles repetem a mesma frase: "Fly Free", ou "voe livre", em tradução para o português.

"Esse era massa demais. Alto astral, emanava uma energia boa e contagiante. Sorriso grande e abundante, contagiante. Tive o prazer de fazer BBF com ele foi massa. Deixa a gente relaxado e descontraído, muito motivador. Vai deixar muita saudade e ótimas lembranças", escreveu um aluno do instrutor, lembrando um treinamento de técnicas de voo que fez com o rapaz.

"Aos familiares e amigos e atletas, meus profundos sentimentos. Tenham a certeza que ele foi uma boa pessoa e deixou ótimas lembranças pra todos aqueles que o conheceram", completou.

Gerente na Globo

Já André Warwar dividia suas plataformas entre duas paixões: o paraquedismo e as produções audiovisuais. Filho de um imigrante árabe, ele se aventurou pelo mundo do empreendedorismo antes de se dedicar aos estudos de cinema.

Como diretor, ele lançou o longa-metragem "O Crime da Gávea" em 2017. Também foi dono de loja de informática, locadora de vídeos e petshop, antes de conseguir migrar para a TV Globo, onde estava desde 2004, passando pelos setores de dramaturgia e, atualmente, captação de imagem, comandando a equipe de operadores de câmera, diretores e editores de imagem, segundo descreveu em seu LinkedIn.

Quando o assunto era o paraquedismo, ainda que praticasse a modalidade de forma amadora, André escolheu a palavra "skydiver", ou "paraquedista" para defini-lo em seus perfis pessoais nas redes sociais.

As homenagens invadiram seu último post, feito há dois dias, com uma foto ao lado de Dayane Ros, diretora do documentário "Quando Abrem as Janelas", apresentado em um evento da emissora carioca em homenagem a funcionárias.

"Grande perda. Meus sentimentos aos familiares e amigos. Conheci o Warwar no Projac, ser humano incrível", escreveu um colega. "Só quem teve contato com você saberá a importância de tê-lo como amigo. Vá e paz, mestre!", escreveu outro perfil.

Quase todas as vítimas, incluindo Wilson e André, foram encaminhadas para o Hospital Municipal São Luís, em Boituva, mas os dois homens foram declarados mortos após tentativas de reanimação.

O UOL tenta contato com a prefeitura da cidade e com o hospital para obter atualizações sobre o estado dos feridos.

Um outro passageiro optou por ser levado até a cidade de Sorocaba. A reportagem entrou em contato com o Hospital Regional Adib Jatene, para onde ele teria sido transferido, mas a unidade de saúde disse não compartilhar informações sobre pacientes.

Prefeitura fez reunião sobre segurança

O Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) ficará responsável por averiguar as causas do acidente.

O Centro Nacional de Paraquedismo localizado em Boituva é um dos maiores espaços para atividades do tipo na América Latina. De acordo com as redes sociais do centro, pelo menos 17 clubes diferentes atuam na área. Ao todo, há uma média de 120 decolagens diárias para fins de salto de paraquedismo.

A cidade é a mesma na qual a paraquedista do Exército Bruna Ploner, 33, morreu após sofrer um politraumatismo durante uma tentativa de pouso em um salto realizado no dia 24 de abril. Em 2020, Leandro Torelli, outro paraquedista experiente que fazia um salto individual na cidade, morreu. Na ocasião, membros do clube de onde o homem saltou afirmaram que ele fez uma manobra arriscada.

A Prefeitura de Boituva informou que realizou nos dias 5 e 9 de maio duas reuniões para discutir protocolo de atendimento de segurança, adoção de procedimentos e melhorias na gestão, estrutura e operação das atividades no CNP.